Com 616.323 pessoas e a maior população de Santa Catarina, Joinville se transformou desde a fundação oficial, em 1851. Antes dos prédios, centenas de carros e viadutos, a cidade coleciona imagens de antigamente com ruas de terra, pequenos comércios e até um porto, que ficava entre os rios Bucarein e Cachoeira. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Fotografias históricas resgatadas pelo A Notícia mostram Joinville com ideias provincianas, com tráfego de trens, expressos e carros antigos. Além disso, a estrutura dos estabelecimentos comerciais era o contrário dos espaços atuais, que costumam ter mais de um andar e fachadas de vidro, por exemplo. 

Veja fotos de Joinville antigamente

As imagens ainda destacam as construções de pontos marcantes do município, como a Ponte do Trabalhador, Shopping Mueller e da escola Rudolfo Meyer, por exemplo. Outros símbolos da cidade, como o Terminal Central e a Rua das Palmeiras ilustram a transformação da cidade. 

Continua depois da publicidade

Porém, há coisas que seguem acontecendo. Entre elas, as enchentes que castigam o município. Fotos mostram ruas e bairros alagados desde os anos 40, mas também em 1995.

Maior população de SC

O Censo 2022 confirmou o aumento no número de habitantes em Joinville, que agora tem oficialmente uma população de 616.323 pessoas.

O dado foi divulgado pelo IBGE e o número final é relativamente menor que o parcial, que havia sido divulgado no fim do ano passado em uma das prévias da pesquisa, quando a estimativa apontava quase 618 mil habitantes.

Em comparação com o último Censo, de 2010, Joinville ganhou 101.035 moradores, o segundo maior crescimento em números brutos em Santa Catarina — atrás apenas de Florianópolis, que recebeu 115.973. Em nível nacional, esse avanço é o 13º maior do Brasil. Percentualmente, o avanço representa um crescimento de 19,61% na população joinvilense.

Continua depois da publicidade

Leia também

Tarifas de água e esgoto vão subir 4,62% em Joinville; veja novos valores

Casal de idosos que furtava cartões e joias há quase uma década é preso em SC

Biólogo se espanta ao resgatar cobra encontrada no quintal de casa em SC: “Uma das maiores”

Destaques do NSC Total