Confirmando um crescimento que já era visto na cidade, comentado pelos moradores e esperado pela prefeitura, o Censo 2022 confirmou o aumento no número de habitantes em Joinville, que agora tem oficialmente uma população de 616.323 pessoas.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O dado foi divulgado pelo IBGE nesta quarta-feira (28), na primeira divulgação oficial dos resultados do Censo 2022. O número final é relativamente menor que o parcial, que havia sido divulgado no fim do ano passado em uma das prévias da pesquisa, quando a estimativa apontava quase 618 mil habitantes.

Em comparação com o último Censo, de 2010, Joinville ganhou 101.035 moradores, o segundo maior crescimento em números brutos em Santa Catarina — atrás apenas de Florianópolis, que recebeu 115.973. Em nível nacional, esse avanço é o 13º maior do Brasil. Percentualmente, o avanço representa um crescimento de 19,61% na população joinvilense.

Qual a relação das receitas de Joinville com o tamanho da população

Continua depois da publicidade

Com a marca dos 600 mil moradores rompida, Joinville não deve ter nenhuma alteração imediata em repasses do governo estadual ou federal, visto que não há uma mudança na faixa do Fundo de Participação dos Municípios. No entanto, os dados do Censo são fundamentais para o planejamento de políticas públicas, ordenação da cidade e outras questões. O assunto já havia sido tratado pelo prefeito Adriano Silva nas divulgações prévias da pesquisa:

— Para o poder público, é fundamental termos acesso às informações detalhadas da população para que seja possível planejar as políticas públicas e prever um crescimento ordenado de Joinville para os próximos anos.

Censo aponta Joinville com mais de 22 mil domicílios vagos

Na região de Joinville, a segunda maior cidade segue sendo Jaraguá do Sul, que agora tem 182.660 habitantes. No município, o crescimento em relação à 2010 foi de 27%, o que representa 39,5 mil novos moradores. Jaraguá é a 9ª maior cidade de Santa Catarina.

Veja as cidades com a maiores e as menores populações de SC

Veja como a população de SC cresceu em 150 anos

Leia também

Quais são as cidades mais populosas de SC segundo Censo do IBGE

Continua depois da publicidade

Conheça as cidades com a menor população em SC

SC é o 2º estado onde a população mais cresceu em 12 anos, aponta IBGE

Destaques do NSC Total