Imagens publicadas nas redes sociais e divulgadas por agências de notícias mostram a destruição deixada por um tsunami após um terremoto de magnitude de 8,8 atingir o Leste da Rússia na madrugada desta quarta-feira (30), no horário local. As fortes ondas foram registradas na Península de Kamtchatka, no leste da Rússia, no Japão e no estado do Havaí, nos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
O terremoto fez países da América do Sul, como Equador, Peru e Chile, emitirem alerta na costa do Oceano Pacífico. O epicentro ocorreu a cerca de 60 quilômetros da península russa de Kamtchatka, e a cerca de 1,4 mil quilômetros do Japão. Ainda não há registro de mortes.
Veja as imagens
Tsunami atinge Estados Unidos e América Central
O tsunami alcançou a costa da Califórnia. Ondas de até 1,1 metro foram observadas em Crescent City, no Norte da Califórnia, segundo o Centro Nacional de Alerta de Tsunamis (NTWC, na sigla em inglês). Não há relatos de danos ou de vítimas até o momento.
No Havaí, sirenes de alerta tocaram em alertas para tsunami nesta quarta-feira (30). Horas após prever “ondas destrutivas”, o estado rebaixou, pouco após as 6h no horário de Brasília, o nível de alerta para tsunami na Ilha e afirmou que cidadãos evacuados poderão voltar a suas casas, segundo o Escritório de Emergências de Oahu.
Porém, o estado registrou ondas de 1 a 1,2 metro durante a madrugada, afetando praias como Haleiwa e Hanalei. O governador declarou estado de emergência, voos foram cancelados em Maui e moradores próximos à costa foram retirados.
Continua depois da publicidade
A costa oeste dos Estados Unidos (Alasca, Oregon, Washington e Califórnia) registrou aumento do nível do mar e manteve alertas de tsunami. No Canadá e no México, medidas preventivas também foram tomadas. Em Guam, na Micronésia e em outras ilhas do Pacífico, alertas recomendaram evacuação preventiva.
*Com informações do g1 e do O Globo.
Leia mais
Países da América do Sul têm alerta de tsunami após terremoto de magnitude 8,8 na Rússia
Terremoto de magnitude de 8,8 provoca tsunami na Rússia, Japão e EUA e deixa países em alerta





