Uma casa com quase um século de história foi destruída em um incêndio em Jaraguá do Sul, no Norte catarinense, na noite dessa segunda-feira (16). O imóvel, que fica na Rua Bertha Weege, é tombado pelo Patrimônio Histórico da cidade.
Continua depois da publicidade
A casa Leskowicz foi construída em 1936 por uma família de agricultores, descendentes de húngaros, de acordo com o arquivo da prefeitura. Fotos mostram as chamas que consumiram os cômodos durante o incêndio, incluindo móveis, roupas e objetos que ajudavam a contar a história do local.
Veja fotos da casa antes e após o incêndio
Combate às chamas
Os bombeiros voluntários da cidade foram acionados por volta das 20h até o local, no bairro Barra do Rio Cerro. Ao todo, foram utilizados 10,2 mil litros de água para conter as chamas. Ainda não se sabe a causa do incêndio.
Duas pessoas que estavam no local, um homem de 60 anos e uma mulher de 57, precisaram ser atendidas pelos socorristas.
Casa com 90 anos de história
Conforme a prefeitura, consta que o imóvel, de 108 metros quadrados, foi construído em 1936, provavelmente por Antônio Leskowicz e Elisabetha Graf Leskowicz, pais de Silvino Leskowicz. A casa da Rua Bertha Weege foi residência da família de Silvino e esposa, onde nasceram os filhos do casal.
Continua depois da publicidade
Atualmente, nenhuma pessoa morava na casa, mas os proprietários vinham nos finais de semana para abrir e receber visitantes. Ainda segundo a prefeitura, a casa pertencia a uma nova família há cerca de três anos.
*Sob supervisão de Leandro Ferreira







