Conhecida como a Cidade das Avenidas, Araranguá é um dos principais municípios do Sul de Santa Catarina. O local que atualmente conta com aproximadamente 75 mil habitantes, já foi o polo industrial da região no século passado. O centro do município conta com uma praça histórica, um calçadão que se tornou uma tradição local, além do museu, que é preservado há décadas.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A história do Sul do Estado está diretamente ligada à Araranguá, isso porque entre 1728 e 1738, o Caminho dos Conventos foi uma ligação entre o litoral e o planalto catarinense, sendo rota de tropeiros que transportavam animais e mercadorias de um lado a outro no centro-sul do Brasil.
O fluxo fez com que surgissem pontos de paragem, comércio, hospedagem e diversos serviços para os viajantes.
Entre 1824 e 1920 imigrantes europeus, como alemães e poloneses desembarcaram na região, fazendo com que a população do núcleo de Criciúma e Araranguá aumentassem.
Continua depois da publicidade
Em 3 de abril de 1880, enfim, foi criado o município de Araranguá, inicialmente com poucos moradores, o local se emancipou de Laguna. Seis anos depois, a planificação da cidade passou a ser discutida.
Com isso, surgiram alguns dos cartões postais da Cidade das Avenidas. Fotos mostram o antes como estes locais eram nos séculos passados e como estão atualmente.
Leia mais
Gestante tem parto feito pela irmã dentro de carro em avenida movimentada de Criciúma
VÍDEO: Maré alta derruba cabeceira e causa estragos em ponte de Jaguaruna







