nsc
hora_de_sc

Livre

Fotos mostram tartaruga voltando ao mar em SC após ingerir lixo e ser ferida por rede de pesca

Tartaruga-verde, da espécie Chelonia mydas, foi levada ao projeto Tamar Sul

31/07/2022 - 17h28

Compartilhe

Gabriela
Por Gabriela Ferrarez
Tartaruga-verde, da espécie Chelonia mydas
Tartaruga-verde, da espécie Chelonia mydas
(Foto: )

Uma sequência de fotos mostrou o caminho que uma tartatuga fez para voltar ao mar neste domingo (31), em Florianópolis. De acordo com a associação R3 Animal, o animal foi encontrado com ferimentos causados por rede de pesca e teve que passar por uma recuperação, já que também havia ingerido lixo.

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

O animal foi resgatado pela associação, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), no início de junho, em São José. A tartaruga-verde, da espécie Chelonia mydas, foi levada ao projeto Tamar Sul, que identificou lesões leves causadas pela rede de pesca.

No dia seguinte, ela passou a eliminar lixo que havia ingerido. A veterinária Joyce Bitencourt conta que identificaram vários tipos de plástico: fios de nylon, barbante e até uma parte plástica de uma tampa de garrafa.

— Devido a este achado, o animal ficou em observação até que todo o plástico ingerido fosse eliminado nas fezes, pois existe o risco de obstrução intestinal por corpo estranho e a necessidade de intervenção clínica ou cirúrgica — explica a veterinária.

Segundo a R3 Animal, a captura não intencional por redes de pesca é uma das principais causas de morte de animais marinhos. Mesmo não sendo alvo de pescaria, os animais acabam enrolados na rede e muitos morrem.

A sequência de fotos mostra a tartaruga voltando para o mar, reabilitada dois meses após o resgate. 

Veja imagens da soltura da tartaruga

Leia também

Armandinho relembra infância, fala de conexão com SC e antecipa novo projeto

Bares com condições inadequadas e presença de ratos são demolidos em Florianópolis

Corpo enrolado em cobertor é recolhido por caminhão de lixo em SC

Colunistas