As alterações no trânsito devido às obras na Rua República Argentina e à implantação do binário da Rua Chile, no bairro Ponta Aguda, geraram uma lentidão maior no trânsito em torno da Ponte dos Arcos não só pelas mudanças em si, mas por atitudes de motoristas apressados. 

Continua depois da publicidade

Desde a manhã desta quinta-feira (4) não é mais possível virar à esquerda ao sair da ponte para seguir em direção ao Centro de Blumenau. Os condutores devem continuar à direita e percorrer cerca de 1,6 quilômetro até a rotatória paralela à Rua Luiz Eleodoro da Silva. Porém, teve quem, longe dos olhos da Guarda Municipal de Trânsito, preferiu encurtar o caminho de maneira irregular.

Motoristas optam por retorno irregular
Motoristas optam por retorno irregular (Foto: Patrick Rodrigues)

Os agentes de trânsito estiveram na via neste primeiro dia de modificações para orientar os motoristas, sem intenção de fiscalização. No entanto, diversas pessoas cometeram infração gravíssima ao fazer o popular “balão” na República Argentina. 

Fotos registradas nesta quinta-feira
Fotos registradas nesta quinta-feira (Foto: Patrick Rodrigues)

Placa na saída da ponte indica rotatória a 1,6 km
Placa na saída da ponte indica rotatória a 1,6 km (Foto: Patrick Rodrigues)

No trecho, há linhas contínuas no solo, o que significa, pelo Código Brasileiro de Trânsito, que a manobra é proibida, exceto quando o motorista pretende entrar em um terreno que está do outro lado, que não era o caso. Ao entrar na pista contrária sem fazer o contorno na rotatória os motoristas correm o risco de perder sete pontos na carteira e pagar multa de R$ 293.47.

Continua depois da publicidade

Motoristas fizeram retorno irregular longe dos olhos dos agentes de trânsito
Motoristas fizeram retorno irregular longe dos olhos dos agentes de trânsito (Foto: Patrick Rodrigues)

A atitude flagrada pela reportagem não só atrapalha o tráfego como pode causar acidentes. Para evitar o retorno, a orientação da Seterb para quem vem da Rua Itajaí e está próximo ao Sesi é pegar a Rua República Argentina já nesta altura, para não ter de acessar a Ponte dos Arcos. Já os que vêm de Gaspar e querem chegar ao Centro de Blumenau devem permanecer na Rua Itajaí.

Agentes de trânsito orientaram os motoristas nesta quinta-feira
Agentes de trânsito orientaram os motoristas nesta quinta-feira (Foto: Patrick Rodrigues)

Outra modificação que entrou em vigor nesta quinta-feira de modo definitivo, conforme o projeto da prefeitura, é para quem vem da República Argentina em direção ao Centro e precisa acessar a ponte, entrando à esquerda. Nestes casos é preciso avançar e seguir até a Rua Guatemala, depois até a Rua México e então voltar à República Argentina e assim subir a ponte.

Toda a obra na via deve ser entregue ainda neste mês. São mais de R$ 18 milhões investidos através do financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Destaques do NSC Total