Muito influenciada pela cultura italiana, a culinária de Criciúma é rica e bastante variada. Além disso, o município também carrega influências de outras etnias que colonizaram a região, como alemã, africana e portuguesa.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Um dos principais eventos da cidade, a Quermesse Tradição e Cultura, celebra todos os anos essa variedade gastronômica. Com tantas opções, os visitantes não podem deixar de experimentar o que há de melhor na culinária criciumense. Confira, nesta matéria, quatro pratos típicos de Criciúma.
Conheça a miss mirim de SC que venceu concurso internacional de beleza
Polenta com galinha
O primeiro prato da lista vem da tradição italiana. A polenta é uma refeição típica feita à base de farinha de milho. Em Criciúma, é frequentemente servida no almoço com galinha ensopada, mas também ganha uma outra versão com molho bolonhesa.
Continua depois da publicidade
Batata recheada
A colonização alemã deixou como herança, principalmente, a culinária. A batata recheada é um desses pratos típicos. Em geral, é preparada com batatas grandes que ganham um recheio especial de queijo, bacon ou carne moída.
Feijoada
Influenciada pela etnia africana, a feijoada não pode faltar no cardápio criciumense, especialmente nos dias mais frios do ano. Durante a refeição, o prato é combinado com farofa, caldinho de feijão e torresmo.
X-salada criciumense
Não poderia faltar o X-salada, considerado patrimônio imaterial do município e talvez o item mais popular desta lista. O jeito de preparar varia, mas tem basicamente carne bovina, queijo, alface, tomate e milho. O toque especial, e indispensável, é a maionese verde.
Veja fotos dos pratos típicos de Criciúma
Continua depois da publicidade
Leia mais
Fotos revelam como era a terceira cidade mais antiga de SC no passado
Cinco curiosidades sobre o maior farol do mundo construído com óleo de baleia em SC