As águas já eram cristalinas e as praias pequenas amostras paradisíacas. O que fotos do passado de Bombinhas revelam é que a cidade era muito mais pacata, bem diferente do que se registra na atualidade, principalmente no verão, quando a península é cobiçada pelos turistas.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Itajaí e região por WhatsApp

As imagens do século passado (veja abaixo) deixam claro que as praias sempre foram atrativas aos moradores, mesmo com menos infraestrutura e ocupação costeira. O contato com a natureza era tanto que muitos ainda guardam na memória histórias vividas nos agora famosos pontos do município.

Para se ter uma ideia, na estação mais quente do ano são esperados de 1,5 milhão a 2 milhões de turistas, número 100 vezes maior que os quase 20 mil habitantes, segundo o IBGE. O ar de cidade pequena era maior há algumas décadas, mas os tons de azul e verde já enchiam os olhos.

O oceanógrafo Charrid Resgalla Júnior explicou que a península de Bombinhas é bem “avançada para o mar”, o que permite que a circulação de água no entorno seja maior, resultando em praias limpas e ricas em fauna.

Continua depois da publicidade

Veja como era Bombinhas antigamente

Veja fotos atuais de praias de Bombinhas

Leia também

Águas cristalinas fazem de Bombinhas a península paradisíaca de SC; veja fotos

Destaques do NSC Total