Um encontro entre o papa emérito e o papa atual é extremamente raro. Já que apenas uma vez na era mais recente o sumo pontífice renunciou antes da morte Foi justamente isso que aconteceu com Bento XVI e Papa Francisco, em março de 2013. Algo tão histórico que virou até o filme chamado “Dois Papas”, dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles e lançado pela Netflix no ano de 2019.
Continua depois da publicidade
Morre papa Francisco, primeiro pontífice latino-americano, aos 88 anos
“Incansável defensor da paz”: Líderes mundiais lamentam morte de papa Francisco
Mas afinal de contas, como o filme se compara ao primeiro encontro entre o argentino Jorge Bergoglio, nome real de Francisco e o alemão Joseph Ratzinger, que é o nome de batismo de Bento XVI. Confira a sinopse e o que se sabe do encontro da realidade.
Continua depois da publicidade
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Sinopse do filme “Dois Papas”
Antes de mais nada, o filme de Fernando Meirelles conta a história de Jorge Bergoglio, cardeal argentino que pediu a renúncia pela forma com Bento XVI gerenciou a igreja católica. Contudo, ao invés de receber a carta de aceite da renúncia acaba recebendo um convite do próprio papa para visitá-lo em Roma.
Juntamente, os dois se encontram e expõem suas diferenças de opinião em absolutamente tudo. Desde gostos culturais até a maneira como lidar com a igreja católica. Mesmo assim, ambos precisam chegar a um meio termo pelo bem do futuro da Santa Sé.
Continua depois da publicidade
Como foi o encontro entre Bento XVI e Papa Francisco?
De acordo com um texto publicado na BBC, o primeiro encontro entre Papa Francisco já como pontífice eleito e Bento XVI como Papa Emérito, se deu em 23 de março de 2013 no Castel Gandolfo, que fica ao Sul de Roma. Depois de um voo de cerca de 20 minutos, Francisco chegou até o local, onde Bento XVI o abraçou forte e eles trocaram presentes.
Em seguida, ambos foram para a Capela privativa do local onde o papa emérito havia preparado local para que o atual papa rezasse, entretanto Francisco negou esse espaço e os dois rezaram lado a lado.
Assim como o filme indica o game tópico de conversa desse encontro foram os documentos vazados no Vaticano, um escândalo deflagrada em 2012 e que revelava casos de corrupção e escândalos sexuais dentro da igreja católica e no banco do Vaticano.
Continua depois da publicidade
Segundo a BBC, na vida real, Bento entregou um documento para Francisco com informações sigilosas sobre o tema, e apesar de não haver muitos detalhes oficiais, esse parece ter sido o foco central do primeiro encontro entre papas vivos desde o Século XIII, e que bate com a sinopse de haver uma discussão sobre o futuro da igreja católica Apostólica romana.
Papa Francisco foi internado em fevereiro
Leia também:
Carta de renúncia de papa Francisco está pronta
Quem assume a sucessão quando o Papa Francisco morrer
Papa Francisco tem segundo dia de melhora, informa Vaticano: “Sem febre e estável”
 
                             
                        
                        






