O restaurante Tucanos Natural Foods fechou após 11 anos de atuação em Joinville, cidade do Norte de Santa Catarina. A decisão foi difícil, segundo a empresária Deila Regina de Lima Pepe, mas necessária para criar novos caminhos. O negócio da família iniciou em junho de 2014 com a proposta de oferecer alimentação saudável. Durante os anos de atividade, o empreendimento conseguiu impactar mais de um milhão de clientes na região.

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— Assim como tantos empreendedores no Brasil, enfrentamos os desafios de impostos elevados, altos aluguéis, aumento constante dos insumos, desperdícios e as dificuldades naturais da gestão de pessoas e processos — relatou Deila ao NSC Total.

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O que levou ao fechamento do negócio de alimentação saudável

O Tucanos, que funcionava no modelo de franquia, chegou a ter cinco unidades, sendo três em Joinville, uma em Balneário Camboriú e uma em Curitiba, no Paraná. Segundo Deila, a pandemia do Covid-19 fragilizou o empreendimento, o que levou ao fechamento de diversas unidades.

A partir disso, Deila e seu marido, Magno Soares Pepe, decidiram apostar no delivery na unidade principal, que ficava localizada na Rua Princesa Isabel, no Centro de Joinville.

Em 2023, a empresária e sócio reavaliaram seus objetivos e sonhos. Em busca de novos caminhos, decidiram vender a loja matriz, mas mantiveram a administração da franqueadora. A loja matriz encerrou as atividades menos de um ano após a venda, enfrentando dificuldades de mercado e gestão.

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— Nesse mesmo período, além de atuar como natural chef, voltei a estudar e iniciei uma nova etapa profissional como life coach, buscando compreender mais profundamente o comportamento humano e ajudar não só na construção de receitas, mas também na transformação de hábitos e mentalidades — revela Deila.

Logo em seguida, ela e sua família se mudaram para os Estados Unidos, para que seu marido realizasse o sonho de cursar um mestrado fora do país.

— Atualmente, estou em formação como nutrition coach, qualificando-me ainda mais na área pela qual sou apaixonada. Essa fase tem sido de muito aprendizado — afirma a empresária.

Novos planos

Ao longo da trajetória do Tucanos, a empresa chegou a atingir a marca de mais de 1,2 milhão de sanduíches naturais vendidos. Além disso, foram mais de 700 mil saladas produzidas e 1,5 milhão de sucos naturais comercializados.

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— O propósito do Tucanos permanece vivo. Continuo produzindo conteúdos sobre vida saudável, nutrição e mentalidade em minhas redes e, a partir de outubro, também no perfil do Tucanos, mantendo o nome da marca ativo no ambiente digital, pois acredito que esse legado de saúde deve seguir inspirando pessoas — afirma.

Deila ainda revelou ao NSC Total que seus quatro filhos, que ainda estão descobrindo seus próprios caminhos, falam em reabrir a empresa futuramente, mantendo o Tucanos ativo nas próximas gerações.

— Para nós, o Tucanos nunca foi apenas uma rede de lojas: sempre foi um projeto de vida e um sonho de compartilhar saúde. E esse propósito continua — afirma.

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