O tempo instável por conta de uma frente fria continua em Santa Catarina neste domingo (15), mas deve deixar o Estado já na segunda-feira (16). No entanto, isso não significa tempo firme por muito tempo, já que uma nova formação deve chegar do Rio Grande do Sul na segunda-feira. Conforme a equipe de meteorologia da Defesa Civil, a próxima madrugada deve ser marcada por temporais isolados.

Continua depois da publicidade

Nas próximas horas o risco é de moderado a pontualmente alto para danos associados a tempestades. Ao decorrer do dia, as instabilidades se afastam para o alto mar, diminuindo as condições para chuva. Durante a tarde, o tempo nublado e chuvoso impede a elevação das temperaturas do Grande Oeste às Serras, ficando abaixo dos 14°C em grande parte do dia. Mais próximo ao Litoral as temperaturas devem ficar na casa dos 20ºC.

El Niño ou La Niña? Agência diz qual deve ser o próximo fenômeno a “dar as caras” em SC

As nuvens carregadas serão “varridas” do Oeste em direção ao Litoral. Até a tarde de domingo o vento forte pode chegar a 70 km/h, o que significa mar agitado entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. O risco é moderado para atividades relacionadas à pesca, navegação e esportes náuticos.

Na segunda-feira (16) o dia começa com tempo firme em toda Santa Catarina, apenas com variação de nebulosidade. No decorrer da tarde, novas instabilidades causadas por outra frente fria se aproximam do Estado e há condições para temporais isolados no Grande Oeste e nas áreas que fazem divisa com o Rio Grande do Sul.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Queda de católicos e avanço dos sem religião: o que os dados do Censo dizem sobre a fé em SC