Frente fria se despede de Santa Catarina ainda com condições de chuva nesta sexta

Frente fria começa a se afastar do Estado nesta sexta-feira (26)

Compartilhe:

Temporais podem ocorrer especialmente no Norte do Estado (Foto: Lucas Amorelli, DC)

A frente fria que avança sobre Santa Catarina começa a se afastar já nesta sexta-feira (27). As condições, no entanto, ainda são favoráveis para temporais isolados no Norte do Estado, especialmente na madrugada e pela manhã. As temperaturas devem ficar entre 25°C e 28°C nesta sexta.

Continua após a publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Como os temporais devem ocorrer principalmente na porção Norte do Estado, nas demais regiões o sol aparece em meio a variação de nuvens e chuva isolada. O risco para destelhamentos, danos à rede elétrica e alagamentos pontuais permanece baixo no Litoral Norte e Baixo Vale.

Continua após a publicidade

As temperaturas ficam mais baixas em relação aos últimos dias, com máximas de até 25°C na maioria do Estado. Entre o Alto e Médio Vale do Itajaí e Planalto Norte, no entanto, os termômetros podem chegar a valores entre 26°C e 28°C durante a tarde.

O vento predomina de Sul, com rajadas de 50 a 70 quilômetros por hora no litoral, deixando o mar agitado com ondas de sul a sudeste entre 2 e 2,5 metros e picos de até 3 metros mais afastados da costa. O risco é moderado para ocorrências relacionadas ao vento e a agitação do mar.

Como ficam as temperaturas em cada região de SC

  • Extremo Oeste: 11,5°C/25,4°C
  • Oeste: 9,1°C/25,4°C
  • Meio-Oeste: 8,3°C/22,6°C
  • Planalto Sul: 6,9°C/21,3°C
  • Litoral Sul: 10,2°C/21,5°C
  • Vale do Itajaí: 9.,3°C/26,8°C
  • Grande Florianópolis Serrana: 9,3°C/20,7°C
  • Grande Florianópolis Litorânea: 10,4°C/22,6°C
  • Planalto Norte: 9,2°C/24,9°C
  • Litoral Norte: 14,6°C/24,3°C

Tempo nos próximos dias

O tempo volta a ficar estável e com sol no sábado (28) em todo o Estado, por influência de um sistema de alta pressão. Na Serra, o dia amanhece com temperaturas abaixo dos 5°C e chance de geada. No restante do Estado, as mínimas ficam entre 7°C e 15°C.

À tarde, no entanto, as temperaturas aumentam e podem ficar em torno dos 30°C no Oeste e Extremo Oeste e variam entre 23°C e 26°C nas demais regiões.

Continua após a publicidade

O vento varia de Sudeste a Leste, com intensidade fraca a moderada. Não há risco para ocorrências relacionadas às condições de tempo. O mar permanece agitado na maior parte do dia, com ondas de sudeste entre 2 e 2,5 metros e picos de até 3 metros afastados da costa, mantendo o risco moderado para ocorrências relacionadas à agitação do mar.

No domingo (29) e na segunda-feira (30), o sistema de alta pressão mantém o tempo estável e com sol em Santa Catarina, mas a virada do vento para Nordeste traz mais nuvens ao litoral. As temperaturas voltam a subir durante as tardes, especial na segunda-feira (30).

Continua após a publicidade

Leia também

Planeta Terra terá “segunda lua” por dois meses; saiba como é possível

X entrega papéis e pede liberação de uso da rede social no Brasil; Moraes analisará pedido