Uma frente fria volta a trazer chuva para Santa Catarina nesta sexta-feira (5), principalmente na metade sul do Estado, ao anoitecer. O dia terá nebulosidade variável com aberturas de sol no Estado, especialmente nas regiões Oeste e Norte. O sistema faz com que as temperaturas estejam em queda, principalmente durante a noite. A chuva deve cair com mais intensidade no sábado e no domingo.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Segundo a Defesa Civil, o dia começa com alta nebulosidade. Há condição de chuva isolada no Planalto Sul e Litoral Sul, na Grande Florianópolis durante o dia, e à noite no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste. Além disso, a previsão é de vento forte, com rajadas de até 45 km/h.

No amanhecer, as temperaturas variam entre 9°C e 13°C nos Planaltos, Meio-Oeste e Grande Florianópolis e de 12°C a 17°C nas demais regiões. À tarde, marcam entre 14°C e 19°C no Litoral Sul, 17°C a 23°C no Planalto Sul e de 23°C a 27°C nas demais regiões, com os maiores valores esperados para o Extremo-Oeste e Norte do Estado.

Próximos dias de chuva forte

Ao longo do sábado (6) a formação da frente fria traz mais chuva para a metade sul de Santa Catarina, ganhando força entre a tarde e a noite. Há condições para chuva persistente e intensa, principalmente entre o Planalto Sul e o Litoral Sul, onde são esperados os acumulados mais significativos.

Continua depois da publicidade

No domingo (7), o tempo continua chuvoso no Litoral Sul, mas com o avanço da frente fria, as instabilidades se espalham por todas as regiões.

Entre o Planalto Sul e o Litoral Sul, os acumulados previstos entre o sábado (6) e o domingo (7) variam de 100mm a 150mm, com pontuais acima, sobretudo nas regiões do Extremo Sul e Serrana. No restante de Santa Catarina os acumulados são menos expressivos, oscilando entre 30mm e 50mm na divisa com o Rio Grande do Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis e entre 10mm e 30mm no Norte catarinense.

Recomendações para a população

Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos. Fique atento também aos sinais de deslizamentos, como rachaduras em paredes e muros, além de inclinação de árvores e postes. 

Veja a previsão em cada região nesta sexta-feira (5)