A chegada da primeira massa de ar de origem polar neste outono a Santa Catarina serve como um “spoiler” do que os catarinenses devem presenciar nos próximos meses: períodos mais gelados, mas de curta duração. A tendência é que o inverno de 2025 não seja de frio duradouro, tendo, inclusive, temperatura acima da média.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
A análise foi feita pelo Fórum Climático, grupo de meteorologistas de diferentes instituições que se reúne mensalmente para fazer a previsão do trimestre. Sem a interferência do El Niño ou La Niña, que estão em neutralidade, o tempo fica mais à mercê de outras variabilidades atmosféricas, como a chamada Oscilação Antártica.
De modo geral, pode-se esperar um inverno seco — o comum para a época —, com a média de chuva até abaixo do padrão, especialmente no Oeste, e precipitação irregular. Não se descarta a possibilidade de eventos extremos, mas eles dependerão mais das fases da Oscilação Antártica. O que ocorre é que o acompanhamento disso é de curto prazo, então não há como saber com muita antecedência o comportamento do fenômeno.
Agora, por exemplo, houve uma queda brusca para a fase negativa da Oscilação, que vai ao encontro do frio intenso que está a caminho de Santa Catarina. No começo da semana que vem, quando a friaca deixará o Estado, a fase já volta a ficar positiva.
Continua depois da publicidade
Sem grandes chances de os sistemas que trazem o frio conseguirem permanecer sobre Santa Catarina por muito tempo, o inverno deve ser marcado por temperaturas mais amenas, veranicos e pouca chuva, mas sem deixar os episódios de geada e neve para trás. Ou seja, uma verdadeira gangorra do tempo.
O que é a Oscilação Antártica
A Oscilação Antártica é como se houvesse no gelado continente um “anel” de ventos fortes girando em torno dele. Quando esses ventos estão intensos e perto da Antártica (oscilação positiva), o frio fica por lá e há a tendência de tempo seco no Sul do Brasil. Quando eles estão fortes e se espalham (oscilação negativa), o frio pode chegar com mais intensidade à Argentina a estados como Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Frio em SC
Uma massa de ar polar vai provocar um declínio acentuado nas temperaturas em todas as regiões de Santa Catarina nesta quarta-feira (28), na primeira onda de frio intenso antes do inverno. Com as temperaturas podendo ficar por volta dos 5°C, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de “perigo” para o Estado.
No entanto, o índice nos termômetros pode cair ainda mais, abaixo de 0°C nos pontos mais altos da Serra catarinense a partir da noite, com previsão de neve para a madrugada de quinta-feira (29), segundo a Defesa Civil.
Continua depois da publicidade
Relembre neves históricas em SC e cenários congelados
Leia mais
Câmera animal flagra de mão-pelada a fofíssima cutia saltitante em SC; veja fotos e vídeo
 
				 
                                     
                            
                            






