Dois homens foragidos da Justiça de Santa Catarina foram extraditados para o Brasil na última semana, em uma ação da Polícia Federal. Eles foram capturados no exterior após terem seus nomes incluídos na Difusão Vermelha da Interpol e responderem a processos de extradição nos países onde estavam detidos, Argentina e Portugal.

Continua depois da publicidade

Os dois desembarcaram no Aeroporto Internacional de Florianópolis e foram conduzidos ao sistema penitenciário catarinense.

O primeiro extraditado, de 44 anos, natural de Coronel Freitas, havia sido condenado a 19 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de extorsão mediante sequestro e associação criminosa. Em abril de 2022, ele fugiu do presídio de Chapecó, onde cumpria pena, restando ainda 12 anos e 5 meses a cumprir.

Empresária de Chapecó fica em estado grave após parada cardíaca durante corrida

No dia seguinte à fuga, foi localizado e preso na Argentina, onde respondeu ao processo de extradição. Agora, retornou ao país e ficará à disposição da Vara de Execuções Penais de Chapecó.

Continua depois da publicidade

O segundo foragido, de 45 anos, natural de Criciúma, foi condenado a 8 anos e 11 meses de prisão pelos crimes de associação criminosa e peculato, na modalidade de desvio de recursos públicos.

O nome dele foi incluído na Difusão Vermelha da Interpol em novembro de 2022, e ele foi capturado em Portugal em fevereiro de 2023. Após a extradição, foi entregue ao sistema prisional e ficará à disposição da 2ª Vara Criminal de Criciúma.

Segundo a Polícia Federal, a ação reforça a cooperação internacional entre autoridades e o compromisso de garantir que condenados brasileiros cumpram suas penas, mesmo fora do país.

Leia mais

Homem morto em acidente com quadriciclo em Quilombo integrava tradicional time de futebol

Batida entre dois carros deixa motorista em estado grave no Extremo-Oeste de SC