Um funcionário efetivo da prefeitura de Balneário Camboriú, aprovado em concurso público, perdeu o emprego por apresentar atestado médico falso. O caso foi divulgado pelo governo municipal nesta sexta-feira (5), após o trabalhador ser alvo de uma investigação interna. A medida é para fechar o cerco a profissionais que têm usado essa prática para não comparecer ao trabalho.

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O homem fazia parte do quadro profissional do município desde abril de 2013.

Em julho deste ano, a Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão no Hospital Regional Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, para investigar a emissão de atestados médicos. A apuração começou quando a Secretaria de Gestão de Pessoas da prefeitura identificou a apresentação, por parte de servidores, de atestados médicos com suspeita de fraudes.

A situação levou à demissão imediata de uma servidora do hospital envolvida na emissão dos atestados e à abertura de diversos procedimentos administrativos para apurar outros funcionários.

Ao longo de todo 2024, a prefeitura de Balneário Camboriú registrou em média 1.780 atestados por mês, com custo de R$ 19 milhões aos cofres públicos. Aí se implementou um mecanismo de controle e acompanhamento, mantendo a média mensal de 2025 abaixo da média do ano passado. “Mesmo assim, ainda há um número significativo de atestados”, diz o governo municipal.

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“O atestado médico é um direito resguardado ao servidor e será sempre respeitado, mas serão coibidas as práticas fraudulentas”, defendeu a prefeitura.

Veja fotos da antiga Balneário Camboriú