O baterista e fundador da banda catarinense Expresso Rural, Marcos Ghiorzi morreu na quarta-feira (23), aos 64 anos. Ele havia sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) na última quinta-feira (17) e estava internado no Hospital Baía Sul, em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Natural de Lages, Ghiorzi fundou a Expresso Rural em 1981 com os amigos Volnei Varaschin, Paulo Back, Zeca Petry, Márcio Correa, Tayrone Mandelli e Daniel Lucena, em Florianópolis. O grupo se tornou um ícone da música de Santa Catarina dos anos 1980, e fez sucesso com os discos Nas Manhãs do Sul do Mundo (1983) e Certos Amigos (1985).
Segundo Varaschin, Marcos era o “fiel da balança” do grupo:
— O Marcos era o mais equilibrado, o mais lúcido, que não se deixava levar pelas emoções. Um grande amigo, presente nos momentos mais importantes da nossa história. Uma pessoa de honestidade e caráter, um pai esforçado e presente. Mas, acima de tudo, um músico talentoso e uma companhia maravilhosa. Vivemos uma vida juntos, e valeu a pena!
Continua depois da publicidade
O Expresso já havia perdido outros dois membros: o vocalista Daniel Lucena, em 2020, e o tecladista Márcio Correa, em 2005. Nos últimos meses, Paulo Back, Marcos Ghiorzi, Volnei Varaschin e Tayrone Mandelli vinham ensaiando regularmente. O plano era retomar as apresentações do grupo original.
— O Marcos estava morando em Florianópolis novamente, o que possibilitou que voltássemos a ensaiar regularmente. Estava tudo pronto para voltarmos a nos apresentar. A musica nunca vai parar. Os três que se foram estão em nossos corações — diz Varaschin.
Paulo Back também guarda boas recordações do amigo:
— Marcos Ghiorzi, o Marquinhos, além de ser o baterista do Expresso Rural, foi um grande amigo e companheiro. Deixa um vácuo nos nossos corações e um imenso legado na história da música de Santa Catarina. Vamos continuar o seu trabalho e seus projetos como banda, porque sabemos que é isso que ele gostaria.
Ghiorzi será cremado em uma cerimônia na próxima sexta-feira (25), às 15h, no crematório Vaticano, localizado no bairro Forquilhas, em São José. Ele deixa dois filhos de 11 anos.
Continua depois da publicidade
Veja fotos de Marcos Ghiorzi no Expresso Rural
Leia também
Velório do papa Francisco chega ao segundo dia com multidão de fiéis





