Uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em Araranguá, no Sul de Santa Catarina, foi alvo de vandalismo e furto na madrugada desta segunda-feira (16). A unidade que atende os bairros Mato Alto e Lagoão precisou suspender temporariamente os atendimentos odontológicos.
Continua depois da publicidade
Segundo a secretaria municipal de Saúde, os profissionais se depararam com a situação assim que chegaram para iniciar os atendimentos no período da manhã. Os criminosos teriam desligado os disjuntores dos alarmes do local, onde furtaram dois compressores, além de fios da rede de internet, de alarme e do sistema de ar-condicionado. Houve ainda depredação das paredes, com tijolos quebrados e outros danos estruturais.
A energia elétrica foi restabelecida, mas o atendimento odontológico na unidade precisou ser temporariamente suspenso devido aos prejuízos. Para os moradores das comunidades atendidas pela UBS vandalizada, o município orienta que busquem atendimento odontológico de forma provisória na unidade do bairro Cidade Alta, que segue funcionando normalmente.
Os trabalhos de reparo já foram iniciados pela secretaria de Obras. No entanto, o restabelecimento completo dos serviços deve levar alguns dias. Em nota, a administração de Araranguá repudiou os atos de vandalismo.
“Lamentamos profundamente esses atos de vandalismo, que prejudicam toda a comunidade e comprometem o direito fundamental à saúde. Pedimos a compreensão da população e reafirmamos nosso compromisso em recuperar a unidade o mais rápido possível”, diz a nota.
Continua depois da publicidade
Os autores não foram descobertos e a polícia investiga o caso.

Leia mais
Criança de oito anos morre atropelada e motorista foge sem prestar socorro no Sul de SC
Jovem de 21 anos é torturado e morto em Florianópolis por envolvimento com bets
“Viagem no tempo” em fotos mostra evolução da terceira cidade mais antiga de SC