Uma operação do Gaeco de combate a uma rede de exploração sexual de crianças e adolescentes na internet resultou na prisão de quatro pessoas em Blumenau, Navegantes, Gaspar e Lages. Um dos suspeitos detido já deveria estar na cadeia por ter estuprado a sobrinha.

Continua depois da publicidade

As equipes do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) foram às ruas no amanhecer desta sexta-feira (13) para cumprir quatro mandados de busca e apreensão nessas cidades. A investigação partiu de um monitoramento que é feito pelo setor de inteligência digital, o Cybergaeco. Foram identificados downloads e compartilhamentos entre usuários de arquivos ilícitos envolvendo abuso sexual infantojuvenil.

Para localizar os suspeitos, o Cybergaeco contou também com a cooperação internacional da Homeland Security Investigations, agência vinculada ao Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos. Mapeamento feito, a promotoria de cada município ficou responsável pela investigação.

Durante a execução das ordens judiciais, foram apreendidos dispositivos eletrônicos e mídias de armazenamento que serão submetidos à perícia. No cumprimento em todas as cidades foi constatado o armazenamento de conteúdo relativo a abuso sexual infantojuvenil, o que gerou a prisão em flagrante dos moradores. Além disso, em Blumenau, o homem também possuía o mandado de prisão em aberto por estupro de vulnerável.

As investigações prosseguem em sigilo. O Gaeco, então, não forneceu outros detalhes da história. Batizada de Infantius, a operação mirou os crimes de armazenamento, download e possível compartilhamento de pornografia infantil.

Continua depois da publicidade