Foram encontrados mais de 100 gatos na casa de uma idosa, de 73 anos, nesta quarta-feira (28), no bairro Dom Bosco, Região Noroeste, em Belo Horizonte. A Polícia Militar (PM) foi chamada por um funcionário da Brigada São Francisco, empresa particular especializada em resgate de animais, após o grupo ter recebido mais de 70 denúncias sobre o caso. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Parte dos animais encontrados estava corcunda por apresentar problemas na coluna, devido ao tempo que ficaram aprisionados em gaiolas.

Ao g1, um dos membros do grupo de resgate, Luiz Dutra, afirmou que eram 58 gatos adultos, e muitos deles eram fêmeas que estavam prenhas. Em uma tentativa de evitar a reprodução, a tutora os mantinha em gaiolas desde filhotes. Alguns deles nunca saíram do confinamento.

A Brigada São Francisco contabilizou 119 gatos, contando com as fêmeas prenhas, que podem parir de seis a oito filhotes por gestação.

— A gente recebeu mais de 70 denúncias. Os animais estavam até bem alimentados, mas havia a questão do aprisionamento. Alguns já estavam corcundas, outros nem sequer conseguiam sair da gaiola, por medo, e muitos já nasceram ali dentro — contou Dutra.

Continua depois da publicidade

Local não foi considerado insalubre

Luiz Dutra disse ao g1 que o local não pode ser considerado insalubre, uma vez que estava com a limpeza em dia. A idosa tem dois filhos que a ajudam a tratar dos animais.

— Infelizmente o tamanho da casa não é propício para essa quantidade.

Algumas das mais de 70 denúncias feitas apontam que um dos vizinhos estaria ameaçando jogar veneno na casa da idosa para matar esses animais. A Brigada afirmou que irá entrar com uma ação junto ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para apurar a denúncia.

Animais não foram resgatados

A equipe não pôde fazer o resgate dos gatos, já que agentes da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) afirmaram que já acompanham o caso.

Em nota, o município afirmou que não foi constatado risco sanitário que justificasse o recolhimento dos animais.

Continua depois da publicidade

— Em abril deste ano foi feita uma ação de castração na região com o objetivo de reduzir a população de gatos na área. Nessa estratégia também foram agendadas cirurgias para os animais da idosa. A Prefeitura ressalta, ainda, que todos os felinos foram vacinados contra a raiva na Campanha Antirrábica do ano passado — disse a prefeitura em comunicado.

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Maré alta invade rodovia e provoca bloqueio parcial de pista em Florianópolis

Vídeo mostra primeira baleia-franca da temporada 2025 no Sul de SC