De repente, sete. O nascimento de cinco filhotes de lobo-guará — espécie ameaçada de extinção — surpreendeu a equipe do zoológico de Pomerode. Isso porque a mãe não deu qualquer sinal de que estava prenha e o “romance” sequer foi percebido. O jovem pai é aquele que ficou famoso após viver quatro meses com uma família de Minas Gerais, que o adotou pensando ser um cachorro.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
O nascimento dos filhotes no segundo semestre deste ano foi considerado inusitado pelos profissionais do zoo, local onde são acolhidos animais selvagens sem condições de retornar ao habitat natural.
— Esse tipo de reprodução é difícil de acontecer, pois os animais precisam se sentir bem onde vivem. Como o pai havia sido criado como um cão e a mãe veio de resgate, ambos poderiam ter traumas. Se aconteceu, é porque eles veem o habitat atual como um lar, se sentem seguros até para reproduzir —conta o procurador da Fundação Hermann Weege, Maurício Bruns.
Todos os pequenos são saudáveis, vieram ao mundo de parto natural e recebem acolhimento diário da mamãe, que garante o aquecimento necessário no abrigo e a alimentação rica de leite. Ela também passou a receber o dobro de calorias na sua alimentação. Atualmente, mãe e filhotes vivem no ambiente dos lobos-guarás do bioparque e podem ser vistos pelo público.
Continua depois da publicidade
A família, porém, não deve ficar unida para sempre. Há a possibilidade dos pequenos serem introduzidos na natureza ou irem para outros espaço de conservação de espécies ameaçadas de extinção. Os filhotes são estimulados diariamente a manter os comportamentos naturais para que, caso sejam soltos na natureza, possam buscar alimento, caçar, reconhecer ameaças, entre outras formas de sobrevivência.
Veja fotos dos lobinhos
Lobo ou cachorro?
A história dos “papais” dos filhotes está ligada ao resgate animal. A mãe foi retirada de uma situação de risco por órgão ambiental de São Paulo e encaminhada ao zoológico Municipal de São Carlos. Depois, foi acolhida pelo bioparque de Pomerode em 2019. Por não ter condições de reintrodução na natureza, desde então ela vive em um ambiente similar ao habitat natural.
Em 2023, ela passou a ter a companhia do macho, que ficou famoso por ser adotado como um cachorrinho. Ele foi morar no local por também ter sido resgatado ainda jovem, não aprendendo a buscar alimentos e se proteger fora de uma casa.
Continua depois da publicidade
Leia mais
EXCLUSIVO: “Todos os cientistas estão apavorados”, diz Carlos Nobre sobre mudanças climáticas