A fábrica da Honda em Manaus (AM), uma das maiores do grupo fora do Japão, adotou uma solução de monitoramento da WEG, composta por sensores inteligentes e software de gestão. O sistema permite monitoramento contínuo e remoto de parâmetros críticos para a produção automotiva.

Continua depois da publicidade

A tecnologia feita pela multinacional de Jaraguá do Sul, no Norte catarinense, pode acompanhar diversos processos, como vibração, temperatura e horas de funcionamento. Os dados coletados são enviados diretamente para a nuvem via gateway.

As informações ficam disponíveis em relatórios completos, possibilitando que as equipes de manutenção da Honda antecipem falhas, planejem intervenções no momento certo e reduzam riscos operacionais.

Veja fotos

Os primeiros benefícios dessa implementação já foram registrados. Equipes da gigante automotiva conseguiram prever falhas cítricas e reduzir custos de manutenção. Além disso, aumentaram a disponibilidade dos equipamentos por meio da utilização dos sensores inteligentes WEGscan100 e software de gestão WEG Motion Fleet Management (MFM).

O responsável pela área elétrica da Honda Manaus, Eduardo Sodré, ainda ressaltou que a tecnologia permitiu utilizar a mão de obra de forma mais efetiva nas correções, ampliando a manutenção preditiva e reduzindo o custo total de manutenção.

Continua depois da publicidade

— Evitamos que equipamentos se quebrem prematuramente, aumentamos a confiabilidade e a disponibilidade dos ativos com o monitoramento em tempo real e reduzimos a exposição da equipe a riscos. As intervenções agora são programadas somente quando necessárias, reduzindo tempo de reparo e custos — detalha Sodré.