Pela primeira vez na história, o aeroporto de Navegantes recebeu um cargueiro internacional. O avião é simplesmente um gigante dos ares, com cerca de 55 metros de comprimento. A título de comparação, são 16 metros a mais do que os Boeings que costumam operar ali. Uma foto divulgada pelo aeroporto dá uma dimensão das diferenças de tamanhos (veja galeria abaixo).
Continua depois da publicidade
O cargueiro chegou às 8h15min desta quarta-feira (26) e passa a cumprir uma rota semanal no trecho de Miami a Navegantes. A operação é dedicada exclusivamente à importação. Ou seja, não faz transporte de passageiros. A aeronave tem capacidade para transportar até 50 toneladas de mercadorias.
Atualmente, mais de 80% das cargas importadas por Santa Catarina chegam ao Brasil via aeroportos de São Paulo, um trajeto que encarece e amplia o tempo logístico das indústrias catarinenses.
— A nova operação posiciona Navegantes como um ponto estratégico. Cerca de 80% das importações do Estado estão concentradas em um raio de até 1h30min do aeroporto, o que coloca o terminal como a opção mais próxima e competitiva para o setor produtivo — explica Lílian Françoso, gerente de Cargas da Motiva, concessionária que administra o Aeroporto de Navegantes.
Veja fotos do primeiro cargueiro internacional em Navegantes
Continua depois da publicidade







