Uma pista de atletismo ganhou um corredor inusitado em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, nessa terça-feira (4). Com mais de 4 quilos, um lagarto teiú surpreendeu o biólogo Christian Raboch Lempek da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama). O animal chegou a ser comparado com o personagem Godzilla.
Continua depois da publicidade
Segundo o biólogo, as pessoas que estavam na pista de esportes, localizada no bairro São Luíz, precisaram acionar ajuda para resgatar o animal. Quando chegou ao local, Christian se deparou com o maior lagarto teiú, de nome científico Salvator merianae, já resgatado pela Fujama.
Veja fotos dos resgates inusitados
Com 4,2 quilos e tamanho impressionante, como mostram imagens registradas, o biólogo comparou o animal ao personagem “Godzilla”, um monstro gigante fictício da famosa franquia de filmes.
Após o resgate, o animal foi solto em uma área de mata, no seu habitat natural. Ninguém ficou ferido durante a ocorrência.
Lagarto na cama e no carro?
Além deste, Christian ainda resgatou outros três lagartos da mesma espécie ao longo do dia. Dois deles foram em lugares quase mais inusitados do que o primeiro: um deles estava na cama de uma moradora jaraguaense e outro debaixo do capô de um carro, escondido próximo ao motor.
Continua depois da publicidade
Segundo o biólogo, a “invasão” dos lagartos em Jaraguá pode ser explicada pela elevação das temperaturas. Com o calor, os animais costumam aparecer mais e podem acabar assustando os moradores. Por isso, quem se deparar com um “godzilla” como o resgatado, a orientação é acionar a Fujama.
Sobre a espécie
O Teiú é um réptil da família dos Teídeos (comumente chamados teiús, tejus ou tegus). Ele é o maior lagarto encontrado em terras brasileiras, que habita desde o bioma amazônico, passando pelo cerrado, matas de araucária, indo até o norte da Argentina.
O animal é inofensivo e costuma atacar somente quando se sente ameaçado. A cabeça é comprida e pontiaguda. A boca carrega pequenos dentes afiados e uma língua cor-de-rosa, bifurcada. A cauda é longa e arredondada.
As escamas contam com uma coloração acinzentada, intercalada por faixas escuras e claras. O tamanho impressiona: o animal pode chegar a medir 1,50 metros, sendo que a cauda corresponde a grande parte deste comprimento.
Continua depois da publicidade
Quando encontrado em seu habitat natural, o Teiú utiliza alguns mecanismos de defesa para se proteger de predadores. O principal deles é a cauda, que pode ser movimentada vorazmente para atingir o inimigo. Outro mecanismo é sua mandíbula: a mordida é poderosa e pode ser capaz de arrancar dedos humanos da estrutura das mãos. Os teiús criados em cativeiro, entretanto, costumam ser dóceis.
*Sob supervisão de Leandro Ferreira





