Um golfinho de aproximadamente três metros foi encontrado morto na beira-mar de Balneário Gaivota, no Sul do Estado, nesse domingo (30). O animal possuía cortes aparentemente causados por ação humana, ao lado da nadadeira dorsal. Ele já foi retirado do local por órgãos ambientais competentes. 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O cetáceo foi avistado na Praia Janaína por moradores locais. Em vídeo realizado no local, é possível ver parte do corpo com uma abertura feita por faca, de forma retilínea. 

Segundo relatos, um turista foi flagrado cortando o animal, colocando partes da pele, órgãos e músculos dentro de uma caixa e indo embora. Acredita-se que os cortes tenham sido feitos com o golfinho já morto. O cadáver foi retirado da beira-mar no final da tarde de domingo (30).

O que diz a lei 

Conforme o Art. 1° da Lei n° 7.643 de 1987, é proibida a pesca ou qualquer forma de molestamento intencional de qualquer espécie de cetáceos nas águas brasileiras. A lei ainda diz que quem cometer tais infrações estará sujeito à pena de dois a cinco anos de reclusão e multa. 

Continua depois da publicidade

Em casos específicos de pesca, o infrator pode ainda perder a embarcação em favor da União, em caso de reincidência.

Leia também

Quem são os Jagua Boys, grupo de surfistas de ondas gigantes de SC

Leão-marinho de dois metros é encontrado morto em praia famosa do Sul de SC