nsc
    santa

    Segurança digital

    Golpe do WhatsApp: como ativar a segurança em duas etapas para ficar seguro

    A ativação ajuda a proteger sua conta de estelionatários e golpistas

    16/12/2020 - 07h42 - Atualizada em: 29/12/2020 - 09h06

    Compartilhe

    Brenda
    Por Brenda Bittencourt
    Aplicativo WhatsApp no celular
    Aplicativo WhatsApp no celular
    (Foto: )

    O WhastApp é frequentemente alvo de golpes. Por isso, saiba como ativar a segurança em duas etapas para evitar passar pelo transtorno causado por esse crime. Afinal, se você nunca passou por isso, já deve ter conhecido ou soube de alguém que caiu em um golpe do aplicativo. 

    Os golpes utilizando a rede social estão cada vez mais comuns no país. Em outubro deste ano, um levantamento feito pelo dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, apontou que 2,2 milhões de brasileiros já haviam caído em algum tipo de golpe de WhatsApp.

    A plataforma divulgou algumas formas que aumentam a segurança dos usuários que necessitam utilizar o aplicativo e consequentemente seja mais difícil ter a conta ser clonada e cair em um golpe. Uma delas é a ativação da segurança em duas etapas, que protege a conta da maioria dos golpes aplicados.

    > 8 dicas para evitar golpes de WhatsApp

    Como ativar a segurança em duas etapas do WhatsApp

    A funcionalidade desenvolvida pela plataforma é um recurso opcional — mas extremamente útil — que foi criada pensando em melhorar a proteção dos dados de uma conta e de um usuário. A rede considera a ação como uma camada extra de segurança que ajuda na hora de não cair em golpes.

    Para ativar a segurança em duas etapas, basta seguir os seguintes passos:

    1. Abra o WhatsApp e toque em Configurações/Ajustes.

    2. Toque em Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar.

    3. Insira um PIN (uma combinação de números utilizando 6 dígitos) e confirme.

    4. Insira um endereço de e-mail ao qual você tem acesso ou toque em Pular se não quiser adicionar um endereço de e-mail. A plataforma recomenda que o usuário adicione um endereço de e-mail para que seja possível redefinir seu PIN da confirmação em duas etapas e manter sua conta mais segura.

    5. Toque em Avançar.

    6. Confirme o endereço de e-mail e toque em Salvar ou OK.

    Veja como fazer a verificação de duas etapas no WhatsApp no vídeo

    Os golpes de WhatsApp mais comuns

    A clonagem de uma conta está entre as formas mais comuns utilizadas por criminosos para conseguir algum dinheiro com os familiares e amigos da vítima. Imagine que alguém do seu círculo de convivência envie uma mensagem para você e pedindo alguma quantia em dinheiro e que está com problema na conta do banco, enviando uma outra conta para que você realize a transferência.

    Certamente, por ser um conhecido você dificilmente vai desconfiar e infelizmente cairá em um dos golpes mais recorrentes aplicados na plataforma.

    Um outra forma de golpe conhecida permite que os criminosos tenham acesso às contas e assim usuários enviam mensagem comunicando que algum grupo do qual a pessoa faça parte no aplicativo será extinto e que um novo grupo será criado. 

    Para isso, no entanto, seria enviada uma senha por SMS. Mas é justamente essa senha que permite que o golpista possa acessar e clonar a conta do WhatsApp caso a pessoa responda a mensagem com a senha que recebeu. A partir daí, ele poderá enviar mensagens e disseminar novas tentativas de golpe para os contatos do usuário.

    > Saiba como se proteger do golpe do Whatsapp, crime virtual que tem feito vítimas em SC

    Caí em um golpe de WhatsApp, e agora?

    Avise imediatamente o seu círculo próximo amigos e familiares utilizando outra rede social, para que as pessoas desconfiem caso você – na verdade, o golpista – envie uma mensagem solicitando qualquer dado ou dinheiro.

    A Polícia Civil de Santa Catarina criou algumas orientações que podem ser seguidas caso a sua conta tenha sido clonada.

    - Registre um Boletim de Ocorrência (BO) junto à Polícia Civil;

    - Caso alguma pessoa tenha feito transferência, comunique a instituição bancária;

    - Envie e-mail para support@whatsapp.com solicitando a desativação da conta;

    - Solicite um novo chip junto à operadora e reinstale o WhatsApp;

    > Crimes virtuais: saiba como não cair em golpes nas redes sociais

    Você pode fazer as denúncias através dos canais oficiais da polícia, discando 181 acessando a delegacia virtual e utilizando um outro número para enviar uma mensagem via WhatsApp para (48) 98844-0011.

    Lembre-se, nunca envie códigos para pessoas desconhecidas. Páginas oficiais nunca solicitam dados via WhatsApp devido a Lei Geral de Proteção de Dados isto é proibido. Fique atento às mensagens que você recebe de pessoas próximas solicitando transferência de qualquer quantia em dinheiro, sempre ligue para confirmar e não esqueça de ativar a verificação em duas etapas.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas