A Black Friday, que ocorre nesta sexta-feira (28), promete movimentar o mercado de Santa Catarina em vários setores. No entanto, a data também é marcada por golpes e fraudes, de acordo com registros no Procon. Confira algumas dicas para comprar com segurança.
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Quais os golpes mais comuns na Black Friday?
De acordo com o Procon, as principais reclamações registradas neste período são:
- Sites falsos que imitam grandes lojas;
- Preços muito abaixo da média;
- Falsos atendentes em contato;
- Boletos adulterados;
- Links fraudulentos;
- Perfis falsos.
Como identificar um site falso?
Em geral, sites falsos costumam apresentar erros de ortografia ou domínios estranhos — no caso, o endereço do site. É necessário conferir a presença de “https” no começo do domínio, acompanhado do símbolo de um cadeado.
Além disso, é recomendado:
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- Pesquisar sobre a loja;
- Conferir número de reclamações em sites;
- Evitar links recebidos por aplicativos de mensagens.
Como fazer o pagamento com segurança?
Na hora do pagamento, é necessário garantir a presença de alguns itens importantes. Em especial, a presença do CNPJ, endereço físico da loja e canais de atendimento — caso o site não apresente os itens, não compre.
Outras dicas incluem:
- Confirmar o nome do beneficiário, CNPJ e o valor correto (em boletos);
- Não enviar comprovantes, documentos ou fotos a vendedores;
- Não aceitar o pagamento via QR Code ou Pix enviado por terceiros;
- Desconfiar de lojas que não apresentem opções seguras de pagamento;
- Nunca finalizar compras apenas por aplicativos de mensagem.
O que fazer ao cair em golpe?
Caso o cliente seja vítima de algum golpe, o Procon recomenda as seguintes medidas:
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- Registrar um Boletim de Ocorrência;
- Avisar o banco responsável pela conta;
- Guardar provas do golpe (conversas, anúncios, prints);
- Informar a plataforma utilizada (redes sociais ou marketplaces).
Caso o dispositivo seja infectado durante o golpe, é necessário:
- Desconectar da internet;
- Fazer varreduras com antivírus;
- Alterar senhas de acesso;
- Avisar contatos;
- Registrar um Boletim de Ocorrência.
Como acionar o Procon de SC?
- Atendimento virtual Catarina – (48) 3665-9046.
- Zap Denúncia – (48) 3665-9057: para realizar uma denúncia através do WhatsApp do Procon SC.
- Núcleo de Apoio ao Superendividamento (NAS) – (48) 3665-9068
- Telefone 151 – ligação gratuita apenas para tirar dúvidas dos consumidores.
- Site do Procon SC: reclamações para pessoas que moram em cidades sem Procon municipal.
Além disso, o Procon SC atende presencialmente na Rua Conselheiro Mafra, 82, Centro, Florianópolis. O atendimento pode ser agendado online pelo site.
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*Sob supervisão de Jean Laurindo

