A Black Friday, que ocorre nesta sexta-feira (28), promete movimentar o mercado de Santa Catarina em vários setores. No entanto, a data também é marcada por golpes e fraudes, de acordo com registros no Procon. Confira algumas dicas para comprar com segurança.

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Quais os golpes mais comuns na Black Friday?

De acordo com o Procon, as principais reclamações registradas neste período são:

  • Sites falsos que imitam grandes lojas;
  • Preços muito abaixo da média;
  • Falsos atendentes em contato;
  • Boletos adulterados;
  • Links fraudulentos;
  • Perfis falsos.

Como identificar um site falso?

Em geral, sites falsos costumam apresentar erros de ortografia ou domínios estranhos — no caso, o endereço do site. É necessário conferir a presença de “https” no começo do domínio, acompanhado do símbolo de um cadeado.

Além disso, é recomendado:

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  • Pesquisar sobre a loja;
  • Conferir número de reclamações em sites;
  • Evitar links recebidos por aplicativos de mensagens.

Como fazer o pagamento com segurança?

Na hora do pagamento, é necessário garantir a presença de alguns itens importantes. Em especial, a presença do CNPJ, endereço físico da loja e canais de atendimento — caso o site não apresente os itens, não compre.

Outras dicas incluem:

  • Confirmar o nome do beneficiário, CNPJ e o valor correto (em boletos);
  • Não enviar comprovantes, documentos ou fotos a vendedores;
  • Não aceitar o pagamento via QR Code ou Pix enviado por terceiros;
  • Desconfiar de lojas que não apresentem opções seguras de pagamento;
  • Nunca finalizar compras apenas por aplicativos de mensagem.

O que fazer ao cair em golpe?

Caso o cliente seja vítima de algum golpe, o Procon recomenda as seguintes medidas:

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  1. Registrar um Boletim de Ocorrência;
  2. Avisar o banco responsável pela conta;
  3. Guardar provas do golpe (conversas, anúncios, prints);
  4. Informar a plataforma utilizada (redes sociais ou marketplaces).

Caso o dispositivo seja infectado durante o golpe, é necessário:

  1. Desconectar da internet;
  2. Fazer varreduras com antivírus;
  3. Alterar senhas de acesso;
  4. Avisar contatos;
  5. Registrar um Boletim de Ocorrência.

Como acionar o Procon de SC?

  • Atendimento virtual Catarina – (48) 3665-9046.
  • Zap Denúncia – (48) 3665-9057: para realizar uma denúncia através do WhatsApp do Procon SC.
  • Núcleo de Apoio ao Superendividamento (NAS) – (48) 3665-9068
  • Telefone 151 – ligação gratuita apenas para tirar dúvidas dos consumidores.
  • Site do Procon SC: reclamações para pessoas que moram em cidades sem Procon municipal.

Além disso, o Procon SC atende presencialmente na Rua Conselheiro Mafra, 82, Centro, Florianópolis. O atendimento pode ser agendado online pelo site

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*Sob supervisão de Jean Laurindo