Golpes envolvendo aluguel de imóveis de veraneio em Santa Catarina acendem o alerta para quem pretende viajar nesta temporada. Apenas neste ano, até novembro, o Estado já registrou 68 mil ocorrências de estelionato digital, crime que inclui fraudes praticadas por meio de anúncios falsos na internet.

Continua depois da publicidade

Um dos casos ocorreu em Itapema, no Litoral Norte, e ilustra como esse tipo de golpe tem funcionado. Um grupo de 55 pessoas, vindo de Campo Mourão, no Paraná, acabou sendo enganado após alugar imóveis anunciados nas redes sociais. Ao chegar ao destino, o organizador da viagem, o comerciante Alexsandro França, constatou que os apartamentos não existiam e que o prédio era exclusivamente residencial, sem nada disponível para locação.

Com a ajuda do síndico, os turistas foram encaminhados a uma imobiliária da cidade, que conseguiu encontrar um apartamento disponível, mesmo em pleno início de janeiro. Ainda assim, o prejuízo foi de R$ 11 mil, além de mais R$ 7 mil gastos com uma nova reserva de última hora, lembra Alexsandro.

Segundo profissionais do setor imobiliário, situações semelhantes se repetem todos os anos durante a temporada de verão. Em um dos casos relatados, uma cliente estrangeira perdeu contato com a suposta locadora logo após realizar o pagamento restante da hospedagem, quando já estava em Santa Catarina, tendo os perfis bloqueados em seguida. Sem ter onde ficar, voltou para a Argentina sem aproveitar as férias.

De acordo com a Polícia Civil, crimes desse tipo se enquadram como estelionato digital. Em 2020, Santa Catarina registrou quase 18 mil ocorrências. Em 2021, o número saltou para mais de 45 mil e, no ano passado, ultrapassou 73 mil registros. A orientação é que a vítima registre boletim de ocorrência, mesmo quando o golpe envolve transferência eletrônica e pessoas de outros Estados, comenta o delegado Aden Claus Pereira.

Continua depois da publicidade

Entre as dicas do delegado está a de que os interessados em alugar imóveis para temporada priorizem plataformas confiáveis, desconfiem de valores muito abaixo do mercado e façam chamadas de vídeo com o anunciante dentro do local a ser alugado antes de efetuar qualquer pagamento.

Apesar do golpe, Alexsandro e a turma dele gostaram de Santa Catarina e querem voltar neste verão. Agora, porém, com todo o cuidado necessário.

Com informações de Felipe Sales, da NSC TV.