Uma nova “lista vermelha” com os criminosos mais perigosos procurados pela Justiça do Brasil foi criada pelo ministério da Justiça e Segurança Pública, de acordo com o ministro da pasta, Ricardo Lewandowski, nesta segunda-feira (8). Cada estado pode incluir na lista até oito nomes de foragidos, sendo, ao total 216 criminosos. Com informações do g1.
Continua depois da publicidade
Alguns estados, no entanto, indicaram um número menor de procurados. É o caso de Santa Catarina, que incluiu o nome de apenas um foragido, procurado desde abril deste ano. Os crimes cometido por ele não foram divulgados.
Quais são os critérios para inclusão na lista vermelha?
Segundo a pasta, a inclusão de um nome na lista deve levar em consideração a relevância da prisão do indivíduo para enfraquecer a organização criminosa da qual ele faz parte; e a gravidade dos crimes cometidos.
Condenados por crimes violentos e hediondos terão prioridade na lista, segundo o ministério.
Onde a lista está disponível?
A lista pode ser acessada em um site ligado ao ministério, na aba “lista de procurados”. Lá, é possível visualizar o nome do criminoso, foto, apelidos, data de nascimento e até mesmo o CPF dele. Também estão disponíveis informações sobre como denunciar o paradeiro dos foragidos para os órgãos competentes.
Continua depois da publicidade
Sistema Nacional de Inteligência para Enfrentamento ao Crime Organizado
O ministro da Justiça também assinou uma portaria, nesta segunda-feira, para a criação do Sistema Nacional de Inteligência para Enfrentamento ao Crime Organizado. O sistema reúne informações para o combate às organizações criminosas, compartilhadas entre os estados e a Polícia Federal.
Dessa forma, será possível, de acordo com o objetivo da portaria, a integração policial e a operação conjunta de bancos de dados. A este sistema, poderão ter acesso a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais, e as polícias civis, militares e penais ligadas aos estados e ao Distrito Federal.

