O governo do Estado instalou nesta quinta-feira (12) um Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) para enfrentar o novo coronavírus em Santa Catarina. O grupo de trabalho ficará sediado no Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres (Cigerd), na Defesa Civil, em Florianópolis. A intenção é monitorar a evolução dos casos suspeitos no Estado e preparar a rede estadual para atender possíveis pacientes.

Continua depois da publicidade

O governador Carlos Moisés (PSL) também editou decreto que estabelece medidas de emergência para conter o avanço da doença. Santa Catarina teve os dois primeiros casos confirmados da doença.

O decreto publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial do Estado institui medidas na administração pública e prevê desde a possibilidade de isolamento e quarentena de pacientes até a contratação emergencial de bens e serviços, conforme for necessário por causa de uma eventual evolução do coronavírus no Estado.

Site especial: saiba tudo sobre coronavírus

No sábado, o governador convocou uma reunião sobre o novo coronavírus com a Secretaria de Saúde de SC e outras oito pastas do governo no Grupo Intersetorial às 9h, no Cigerd, em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Doença evoluiu para o quadro de pandemia

Nesta quarta-feira, 11, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou quadro de pandemia do coronavírus no mundo.

– Isso não altera a forma de trabalho da secretaria, pelo contrário. Devemos reforçar as atividades de contenção do vírus, aumentando o monitoramento e reforçando a orientação para que as pessoas sigam os protocolos de prevenção. Além disso, é importante que aquelas que estão com sintomas permaneçam em casa e evitem contato com a população – afirmou o secretário de Saúde de SC, Helton Zeferino.

Estado tem 67 casos suspeitos

Santa Catarina monitora 67 casos suspeitos, conforme o boletim mais recente, divulgado nesta quinta-feira (12). Os pacientes estão em cuidado domiciliar. Ainda não há vacina ou medicação eficaz no combate à doença. Por isso, as principais medidas de prevenção são lavar as mãos com água e sabão frequentemente e evitar tocas olhos, nariz e boca sem lavar as mãos. É recomendado também evitar contato próximo com pessoas doentes, ficar em casa caso tiver sintomas e cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.

Destaques do NSC Total