A Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta de tsunami para partes da costa Leste do país, após um terremoto de magnitude 7,6 atingir o oceano nesta segunda-feira (8). De acordo com o governo japonês, as primeiras ondas já atingiram cidades como Mutsu Sekinehama, Urakawa, Erimo, Hachinohe, Miyako, Kamaishi, Kuji, Tomakomai e Shiraoi.

Continua depois da publicidade

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que registra terremotos pelo mundo, o epicentro do tremor ocorreu às 23h15 no horário local (11h15 pelo horário de Brasília) no mar, a 80 quilômetros da cidade de Misawa, na região de Aomori, no Nordeste do Japão.

Ondas de até três metros

Até a última atualização desta reportagem, as ondas registradas não passavam de 400 metros de altura, mas a Agência Meteorológica do Japão disse esperar ondas de até três metros de altura nas próximas horas.

Primeira-ministra pede evacuação

A primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, afirmou que o governo acompanha a situação e prepara respostas. 

“Para aqueles que residem nas áreas costeiras do Pacífico central de Hokkaido, nas áreas costeiras do Pacífico da Prefeitura de Aomori e na Prefeitura de Iwate, onde foi emitido um alerta de tsunami, por favor, evacuem imediatamente para um local seguro, como um terreno elevado ou um edifício de evacuação”, destacou pelas redes sociais.

Continua depois da publicidade

Japão tem histórico de terremotos

O Japão é conhecido por registrar terremotos severos. O país está localizado no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma área de intensa atividade sísmica e vulcânica em ambos os lados do Oceano Pacífico.

O pior terremoto da história recente do Japão foi o de Tohoku, de magnitude 9,1, em 2011, que desencadeou um grande tsunami e um desastre nuclear.