Uma equipe do Serviço Geológico do Brasil (SGB) desembarcou em Blumenau recentemente para a quarta fase da elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos. O trabalho, ligado ao Ministério das Cidades, criará um documento que ajudará a orientar os gestores, direcionar os investimentos e apoiar decisões de mitigação de eventos climáticos extremos.

Continua depois da publicidade

Para isso, os geólogos fazem um levantamento para apontar os locais com maior risco geológico e hidrogeológico. Ou seja, chances de deslizamentos e inundações ocorrerem. Sabendo disso detalhadamente, é possível planejar maneiras de evitar ocorrências. Além da visita desta semana, está prevista mais uma em abril.

Na quinta-feira (5), o trabalho foi na região Norte, com os profissionais passando pelo bairro Itoupavazinha. Eles também percorreram o Garcia, no Sul, e pontos da região da Velha. Os quatro geólogos, que chegaram na semana passada, devem deixar a cidade nesta sexta (6). A intenção é mapear até 300 áreas.

Quando o estudo for finalizado, uma equipe de engenharia virá ao município para fazer projetos de recuperação dos pontos identificados. O trabalho completo deve ser entregue à prefeitura até dezembro.

O SGB defende que o Plano Municipal de Redução de Riscos é um instrumento essencial para apoiar políticas públicas de habitação, infraestrutura e defesa civil. Com ele, o governo federal “ajuda a reduzir as vulnerabilidades sociais e direcionar os investimentos para medidas estruturais e não estruturais de prevenção a desastres. O plano é construído de forma coletiva, com a participação da população ao longo de todo o processo, desde o mapeamento até a fase de implementação”.

Continua depois da publicidade

A Secretaria Nacional de Periferias, do Ministério das Cidades, firmou cooperação técnica com o SGB para elaboração do plano em dez municípios. O investimento total feito pela pasta foi de R$ 7,5 milhões. As cidades atendidas são: Blumenau, Rio do Sul, Bento Gonçalves (RS), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Maceió (AL), Paulista (PE), Teresina (PI), Rio Branco (AC) e Santa Cruz do Sul (RS).