nsc

publicidade

Prazo

Governo mantém para outubro conclusão da obra de acesso ao aeroporto de Florianópolis

Novo terminal de passageiros está 60% finalizado e Floripa Airport chegou a cogitar entrega com antecedência 

14/02/2019 - 14h19 - Atualizada em: 14/02/2019 - 16h55

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
(Foto: )

O governo do Estado afirmou que irá "correr atrás" do prazo final para a entrega da obra de acesso ao aeroporto de Florianópolis, previsto para outubro deste ano. Em entrevista à NSC TV nesta quinta-feira (14), o secretário de Infraestrutura ressaltou que a obra de acesso deverá ser finalizada na data prevista.

— Nosso prazo é outubro, a gente vai correr atrás desse prazo e se pudermos antecipar, será antecipado. Tivemos uma grande vitória nas semanas passadas com a liberação de um trecho grande de frente de trabalho por força de liberação da desapropriação. Ainda temos uma ponta lutando com a desapropriação, mas ontem o governador já colocou a Procuradoria Geral à disposição para resolver esse problema, então nós tivemos um reforço jurídico — afirmou.

As obras de acesso ao aeroporto e a construção do novo terminal de passageiros estão sendo realizadas pelo Governo do Estado e pela Floripa Airport, empresa concessionária do aeroporto, respectivamente.

Nesta quinta-feira à tarde, a Floripa Airport se manifestou sobre o assunto em nota oficial. Disse que "para minimizar o impacto que a inauguração do novo terminal teria, sem a via de acesso, no tráfego do Sul da Ilha e, potencialmente, nas operações aeroportuárias, a Floripa Airport definiu, em cooperação com o governo de Santa Catarina, que a data de abertura do novo terminal será 1° de outubro de 2019".

Obra do aeroporto está mais da metade finalizada

O novo terminal está 60% concluído conforme cronograma apresentado pela Floripa Airport, concessionária do aeroporto Hercílio Luz, em reunião realizada nesta quarta-feira (13) na Casa d'Agronômica. Na ocasião, estiveram presente o governador Carlos Moisés, o secretário de Estado de Infraestrutura, Carlos Hassler, e o CEO da Floripa Airport, Tobias Markert.

— O governador reforçou que será dedicada toda a agilidade possível para que as obras de acesso ao novo terminal sejam entregues na data de inauguração, prevista, pela concessionária, para outubro desse ano — afirmou o Governo do Estado por meio de nota.

Histórico

O contrato assinado entre a empresa Floripa Airport, concessionários do aeroporto, e o Governo do Estado previa que tanto o novo terminal quanto o acesso seriam entregues até o mês de outubro de 2019.

A obra de construção do novo aeroporto teve início em janeiro de 2018. Ainda no ano passado, a empresa chegou a afirmar que a obra poderia ser finalizada com dois meses de antecedência, no mês de agosto.

Em janeiro de 2019, a concessionária já havia adiantado que até o fim daquele mês 60% do total da obra seria concluído. A afirmação foi feita na Conferência de Slots, realizada no dia 22 de janeiro.

Já as obras de acesso, executadas pelo Governo do Estado, tiveram início em 2015. Em entrevista a NSC TV no dia 10 de janeiro, o novo secretário de Infraestrutura Carlos Hessler afirmou que o Estado faria o possível para atender o prazo.

— É sempre importante colocar que o cronograma elaborado e inicialmente acordado para esta obra era o final do ano. E a iniciativa privada, com seu meios e facilidades não atreladas a nossa máquina administrativa e a nossa legislação, conseguiram antecipar. Nós vamos fazer o possível para também atendermos isso.

Após a declaração do secretário, a Floripa Airport emitiu uma nota ressaltando a importância do novo acesso e pedindo "prioridade total por parte do Poder Público". A empresa ainda lembrou que o acesso é um projeto de 2008 e está em construção desde 2015.

— Segundo o contrato de concessão, o acesso rodoviário ao aeroporto tem que estar pronto até a inauguração do novo terminal, previsto para até outubro de 2019, quando estará pronto para operar. Portanto a conclusão em data anterior está de acordo com contrato — afirmou na ocasião.

Deixe seu comentário:

publicidade