Os Estados Unidos anunciaram a retirada das tarifas de 40% sobre alguns produtos brasileiros, que estava em vigor desde o início de agosto deste ano. O anúncio do governo Trump ocorreu nesta quinta-feira (20). A lista de produtos que foram excluídos do tarifaço com a decisão inclui carnes, café, açaí e outros produtos de origem agrícola. As informações são do portal g1.
Continua depois da publicidade
A decisão vale para produtos que entraram nos Estados Unidos a partir de 13 de novembro. Neste mesmo dia, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, tiveram uma reunião para falar sobre as tarifas. Na semana passada, o governo Trump já havia anunciada a retirada de taxas adicionais aplicadas a produtos de diversos países, incluindo o Brasil. Na ocasião, a cobrança retirada era a tarifa de 10% aplicada de forma universal para todos os países.
Com a decisão, a tarifa fica zerada para os produtos brasileiros mencionados na decisão desta quinta-feira publicada pela Casa Branca, e voltam ao patamar anterior ao tarifaço de Trump, anunciado no dia 1° de agosto.
Trump disse, na decisão, que “na medida em que a implementação desta ordem exigir o reembolso dos direitos aduaneiros cobrados, os reembolsos serão processados de acordo com a legislação aplicável e os procedimentos padrão da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA para tais reembolsos”, escreveu.
Conversa com Lula sobre tarifas
A decisão se aplica somente aos produtos brasileiros, sem abranger, como na semana passada, outros países. Para embasar a ordem, o presidente americano citou a conversa com o presidente Lula em outubro, afirmando que a retirada das tarifas tem relação com as negociações que vem sendo feitas desde então entre os EUA e o Brasil.
Continua depois da publicidade
“Em 6 de outubro de 2025, participei de uma conversa telefônica com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, durante a qual concordamos em iniciar negociações para abordar as preocupações identificadas no Decreto Executivo 14323. Essas negociações estão em andamento. […] Também recebi informações e recomendações adicionais de diversos funcionários […] em sua opinião, certas importações agrícolas do Brasil não deveriam mais estar sujeitas à alíquota adicional […] porque, entre outras considerações relevantes, houve progresso inicial nas negociações com o Governo do Brasil.”
EUA é o principal comprador de café do Brasil
Os Estados Unidos são o principal comprador de café do Brasil, sendo responsáveis pela compra de 16% de tudo o que o país exporta, de acordo com dados do Ministério da Agricultura. Desde o início do tarifaço, as importações americanas caíram pela metade em relação ao mesmo período de 2024.
A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) comemorou a decisão da suspensão das tarifas, e disse que “a reversão reforça a estabilidade do comércio internacional e mantém condições equilibradas para todos os países envolvidos, inclusive para a carne bovina brasileira”.
“Excelente notícia”
Para o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua, a retirada das tarifas é uma “excelente notícia” para o Brasil, sendo um apoio à “estabilização de preços para alguns produtos”.
Continua depois da publicidade
* Matéria em atualização


