O secretário de Estado do governo Trump, Marco Rubio, declarou nesta sexta-feira (18) que revogou os vistos americanos para o ministro do STF Alexandre de Moraes, “de seus aliados e de seus familiares imediatos”. As informações são do g1 e CNN Brasil.

Continua depois da publicidade

“O presidente Trump deixou claro que seu governo responsabilizará estrangeiros responsáveis pela censura de expressão protegida nos Estados Unidos. A caça às bruxas política do Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos”, disse na rede social X.

“Portanto, ordenei a revogação dos vistos de Moraes e seus aliados no tribunal, bem como de seus familiares próximos, com efeito imediato.”

A decisão divulgada por Marco Rubio acontece no mesmo dia em que Alexandre de Moraes determinou o uso de tornozeleira eletrônica pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aliado de Donald Trump.

Continua depois da publicidade

O Departamento de Estado dos EUA afirmou em nota que “esta política de restrição de visto está de acordo com a Seção 212 (a) (3) (C) da Lei de Imigração e Nacionalidade, que autoriza o Secretário de Estado a tornar inadmissível qualquer estrangeiro cuja entrada nos Estados Unidos “teria consequências adversas potencialmente graves para a política externa””.

Veja fotos de Jair Bolsonaro

Bolsonaro passou a usar tornozeleira eletrônica

O ex-presidente foi alvo de uma operação da Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (18), em mandados cumpridos na casa de Bolsonaro e em endereços ligados ao Partido Liberal (PL). De acordo com ministros da corte, o ex-presidente se preparava para fugir do Brasil e pedia asilo político a Donald Trump.

Além de usar tornozeleira eletrônica, o ex-presidente não poderá acessar as redes sociais e está proibido de falar com o filho Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos. O uso da tornozeleira foi determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Bolsonaro também terá que cumprir recolhimento domiciliar noturno, das 19h às 7h todos os dias, e não poderá se comunicar com embaixadores, diplomatas estrangeiros (não podendo se aproximar de embaixadas), além de ser proibido de falar com outros réus e investigados pelo Supremo.

Continua depois da publicidade

A PGR apontou risco de fuga do país e de intimidação a autoridades brasileiras por parte do ex-presidente. Por conta disso, foi feito o pedido para que ele passe a usar tornozeleira eletrônica e seja proibido de acessar embaixadas ou manter contato com diplomatas estrangeiros.

Bolsonaro classificou as medidas cautelares como “suprema humilhação”. Moraes atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República, assinado por Paulo Gonet.

Leia também

Entenda como foi abordagem a Bolsonaro e Michelle em operação da PF

Entre aliados e adversários, operação da PF contra Bolsonaro repercute no meio político