Uma paralisação parcial de motoristas de ônibus em São Paulo na tarde desta terça-feira (9) está causando filas gigantes de veículos e de passageiros, com mais de 1,1 mil quilômetros de congestionamento nas vias da Grande São Paulo. Pelo menos 15 empresas recolheram os ônibus até a última atualização desta matéria. Com informações do g1.
Continua depois da publicidade
De acordo com o Sindimotoristas, a greve acontece após as empresas de ônibus voltarem atrás em um acordo que haviam feito sobre o pagamento do 13° salário e o vale-refeição das férias até o dia 12. Segundo o sindicato, houve uma tentativa de negociação, mas sem diálogo até o momento.
Os ônibus estão estacionados no Terminal Santo Amaro, na Zona Sul da cidade, sem seguir viagem, assim como no Terminal Campo Limpo. Há filas de passageiros. Já no Terminal Dom Pedro II, os passageiros estão saindo do terminal após serem comunicados sobre a paralisação parcial. Ônibus também voltaram para a garagem da Viação Sudeste, na Avenida do Cursino.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transportes e a SPTrans registraram um boletim de ocorrência contra as empresas que aderiram à paralisação sem aviso-prévio.
“A pedido do prefeito Ricardo Nunes, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana/Transportes e SPTrans registraram nesta terça-feira um boletim de ocorrência contra as empresas que aderiram a uma paralisação sem aviso-prévio, ferindo gravemente a legislação. A gestão se solidariza com todos os usuários que dependem do transporte público e que hoje sofrem com o descaso, irresponsabilidade e falta de compromisso dessas companhias com a população”, disse a prefeitura de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Quais empresas aderiram a greve?
- Express
- Gato Preto
- Santa Brígida
- Sambaíba
- Viação Metrópole
- Ambiental
- Via Sudeste
- Viação Grajaú
- Mobibrasil
- Campo Belo
- Gatusa
- KBPX
- Transppass
- Transunião
- Movebuss
Quais são as linhas paralisadas na Santa Brígida?
- 8622-10 Morro Doce x Praça Ramos de Azevedo
- 8677-10 Jardim Líbano x Largo do Paissandú
- 8686-10 Mangalot x Largo do Paissandú
- 8686-21 Terminal Lapa x Mangalot
- 888P-10 Perus x COHAB Taipas
- 9012-10 Itaberaba x Terminal Lapa
- 917H-10 Terminal Pirituba x Metrô Vila Mariana
- 9301-10 Terminal Casa Verde x Praça do Correio
- 938C-10 COHAB Taipas x Terminal Princesa Isabel
- 938C-21 COHAB Taipas x Terminal Lapa
- 948A-10 Vila Zatt x Metrô Barra Funda
- 9500-10 Terminal Cachoeirinha x Praça do Correio
- 9501-10 Terminal Cachoeirinha x Largo do Paissandú
- 957T-10 COHAB Taipas x Vila Olímpia
- 958P-10 Jardim Nardini x Vila Olímpia
- 9653-10 Pedra Branca x Praça do Correio
- 975A-10 Brasilândia x Metrô Ana Rosa
- 978J-10 CDHU Voith x Terminal Princesa Isabel
- 978L-10 Terminal Cachoeirinha x Terminal Princesa Isabel
Suspensão do rodízio de veículos
Com a paralisação de ônibus, a prefeitura de São Paulo determinou a suspensão do rodízio de veículos nesta terça-feira.
O que dizem as empresas de ônibus?
Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss), afirmou que “as empresas operadoras associadas à entidade não estão poupando esforços para honrar com suas obrigações trabalhistas com os empregados do setor, inclusive solicitando um maior prazo para o pagamento do 13º salário, em conformidade com o que a legislação estabelece.”
Continua depois da publicidade
Além disso, o sindicato afirmou que “as empresas têm mantido diálogos constantes com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte no sentido de finalizar os acertos para a revisão quadrienal dos contratos de concessão firmados com a municipalidade, recompondo o equilíbrio econômico-financeiro do sistema, de forma a se evitar qualquer movimento paredista dos trabalhadores do transporte coletivo, que venha a causar prejuízos a população que depende desse serviço essencial e estratégico”.

