nsc
dc

Saúde

Gripe: conheça os sintomas da doença

Doença infecciosa é transmitida através de gotículas de saliva por pessoas que estejam com o vírus

24/09/2021 - 07h52 - Atualizada em: 20/12/2021 - 09h35

Compartilhe

Brenda
Por Brenda Bittencourt
A gripe pode ter sintomas que se assemelham aos de Covid-19
A gripe pode ter sintomas que se assemelham aos de Covid-19
(Foto: )

Nariz congestionado, febre, tosses e espirros. Esses são os sintomas mais comuns da gripe, que não importa a época do ano, o vírus está no ar. É só abaixar um pouco a imunidade que qualquer pessoa fica suscetível a contrair a doença.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Alguns dos sintomas se assemelham com os sintomas da Covid-19, no entanto, existem outros que fazem com que seja possível diferenciar uma doença viral da outra. Mas é importante que caso você sinta qualquer sintomas de coronavírus monitore e faça o teste para confirmar se é ou não a doença.

O que é a gripe

A gripe é uma doença infecciosa que atinge o sistema respiratório causada pelo vírus influenza.

Como a gripe é transmitida

A gripe pode ser transmitida por meio da aspiração de gotículas liberadas no espirro, na tosse e durante a fala de pessoas contaminadas, ou ao encostar em superfícies contaminadas e levar e levar as mãos aos olhos, boca e nariz.

Sintomas da gripe

Os sintomas da gripe podem variar de pessoas para pessoa, no entanto, os mais comum são:

  • Secreção nasal
  • Coriza
  • Tosse com catarro
  • Tosse seca
  • Dor no corpo 
  • Dor de garganta
  • Febre 

> Pode tomar vacina da Covid-19 gripado?

Quanto tempo dura a gripe comum

O tempo de incubação do vírus dentro do organismo varia. Geralmente o tempo de duração de uma gripe comum pode ser de três a cinco dias e na fase aguda da doença dura cerca de dez dias. 

> H3N2: veja sintomas da variante da gripe que se espalhou pelo país

O que fazer para melhorar a gripe

O tratamento para gripe e as ações que podem ser feitas para melhorar da doença são focados em acabar com os sintomas. Nos casos comuns da doença medicamentos como analgésicos, antitérmicos e descongestionantes, além de repouso e reforço na hidratação com aumento do consumo de líquidos ajudam a acabar com o vírus mais rápido. Mas lembre-se de procurar um farmacêutico ou médico para que o diagnóstico seja exato.

Vacina contra a gripe

A vacina da gripe é sazonal e contém proteção contra os três ou quatro vírus da gripe que se espera sejam os mais comuns durante a temporada de gripe do ano em questão.

Vacina da gripe é aplicada anualmente
Vacina da gripe é aplicada anualmente
(Foto: )

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomenda a vacinação anual contra a gripe para todas as pessoas com 6 meses ou mais. Os grupos de risco devem ter particular atenção, devendo ser sempre vacinados.

> Pode beber depois de tomar a vacina da Covid-19?

Quais são os tipos de gripe

Existem quatro tipos de gripe, que são chamadas de influenza. Todas as formas da doença provocam quadros clínicos parecidos, que podem se agravar e ter complicações sistêmicas.

Os quatro tipos de gripe são A, B, C e D, sendo que os dois últimos são menos comuns. Além disso, esses quatro são divididos em vários subtipos. O grupo A é o mais comum, geralmente responsável pelas temporadas sazonais de gripe e eventuais epidemias.

> Pode fumar depois da vacina da Covid-19?

O que uma gripe pode causar

Além dos sintomas comuns já citados, caso uma pessoa que seja grupo de risco contraia o vírus, pode ser que ela tenha complicações por conta da doença. Pessoas com doenças crônicas e idosos podem sofrer agravamento da gripe ficar com o organismo mais comprometido como um todo.

> Por que vacinas da Covid-19 são jogadas no lixo?

Gripe ou Covid

A principal diferença entre o vírus da gripe e o vírus da Covid-19 é que o coronavírus afeta não apenas o sistema respiratório, como o caso da gripe. Por ser uma doença é possível que a pessoa que contrair o vírus tenha gastrointestinais, renais, hepáticos, cardiovasculares, além de muita dor muscular e falta de ar.

> Reações da vacina contra Covid: entenda como acontecem

Como funciona o vírus da gripe

O vírus da gripe atinge principalmente o sistema repiratório. Como já dito anteriormente, a principal forma de contágio acontece quando a pessoa infectada tosse ou espirra, liberando gotículas de saliva e partículas contendo o vírus no ar, que por sua vez são inaladas por outros indivíduos com a respiração.

Qual será a próxima pandemia?

Leia também

Vacina da Pfizer aumenta os seios?

Por que pessoas morrem mesmo vacinadas contra a Covid-19?

Efeitos colaterais da Pfizer; veja os sintomas mais relatados

Quais os riscos de não tomar a segunda dose de vacina da Covid-19

Colunistas