Algumas autoridades brasileiras que estão retidas em Israel serão escoltadas pelas Forças de Defesa até a Jordânia, na manhã de segunda-feira (16), conforme informou o senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Israel, ao colunista Valdo Cruz, do g1. Maryanne Mattos, vice-prefeita de Florianópolis e secretária municipal de Segurança Pública, e o secretário de Proteção Civil de Joinville, Paulo Rogério Rigo, informaram que permanecerão em solo israelense.
Continua depois da publicidade
Segundo o colunista, 13 pessoas devem compor o primeiro grupo a ser transferido. Os nomes das autoridades não foram divulgados. O grupo está em negociação com a embaixada de Israel no Brasil. Até o momento, nem o Ministério das Relações Exteriores nem a embaixada confirmaram a transferência até a Jordânia.
Ao NSC Total, Maryanne Mattos afirmou que optou por permanecer em Israel por questões de segurança. Ela chegou ao país na última segunda-feira (9) para participar de um evento sobre estudos e tecnologias e atualmente está na cidade de Kfar Saba, a cerca de 26 quilômetros de Tel Aviv.
— A orientação de segurança é não pegar a estrada. Aqui estamos em segurança — declarou a vice-prefeita da Capital.
De acordo com a Secretaria de Comunicação de Joinville, Paulo Rogério Rigo, que está no mesmo local que Maryanne, também deve continuar no país, já que Israel só garante escolta até a Jordânia. Depois disso, a responsabilidade pela segurança seria do grupo. Segundo a pasta, ele optou por aguardar outro encaminhamento.
Continua depois da publicidade
Autoridades brasileiras em Israel
Ao menos 41 representantes brasileiros estão em Israel. Eles foram ao país como convidados para participar de uma feira de tecnologia. Entre eles estão Álvaro Damião Vieira da Paz, prefeito de Belo Horizonte; Cícero de Lucena Filho, prefeito de João Pessoa; e Welberth Porto de Rezende, prefeito de Macaé (RJ).
O grupo deveria retornar ao Brasil no dia 20 de junho, mas ainda não há uma data definida. O espaço aéreo de Israel está fechado e, atualmente, há uma escalada de tensões com o Irã, com explosões registradas em Tel Aviv, Jerusalém e outras cidades.
Segundo a Secretaria de Comunicação de Joinville, quando as sirenes tocam, o grupo precisa se dirigir a um abrigo e aguardar a liberação das autoridades para retornar aos quartos. Todos estão bem.
Veja fotos de Maryanne Mattos e Paulo Rogério Rigo em Israel
Continua depois da publicidade






