Joinville vai estar presente na COP30 com coletivo que é referência nacional em “lixo zero”. A experiência na mobilização socioambiental vai ultrapassar os limites nacionais com a delegação do Coletivo Joinville Lixo Zero, que embarca para Belém, com a missão de compartilhar o sucesso da cidade mais populosa de Santa Catarina em eventos como a Semana Lixo Zero, posicionando-se como referência nacional no tema da economia circular, educação ambiente, arte e sustentabilidade.

Continua depois da publicidade

A participação do coletivo foi consolidada por um convite da Família Schurmann, por meio da iniciativa Voz dos Oceanos, para integrar a programação da Casa Vozes do Oceano, que estará localizada na icônica Casa das Onze Janelas, em Belém. Segundo o Coletivo Lixo Zero, o espaço é um ponto de encontro para diversas vozes da sustentabilidade, que acolhe cientistas, designers, empreendedores, políticos, empresários e ativistas que desejam se relacionar, aprender e promover a mudança. A contribuição de Joinville inclui painéis, visitações e podcasts.

Um destaque será o painel “O Futuro começa nas escolas e numa sociedade lixo zero”, que será realizado no dia 18, e contará com Arthur Rancatti, que é co-fundador e diretor Executivo do Coletivo, como um dos painelistas convidados e Taísa Rodrigues,diretora de Comunicação e Projetos, como mediadora, levando a visão de SC sobre a educação ambiental e o papel da comunidade na construção de um futuro mais sustentável. 

Além da dupla, também vão a Belém pelo coletivo, Elis Nhaia, diretora da Saúde da Mulher e Gabriel Bazt, diretor de Fotografia e Vídeo. A ida é possível por meio do patrocínio da Cidade das Águas, Malwee, Mídia Clean, Nidec, Oceano e WT Viagens Corporativas. A delegação vestirá peças da Malwee, destacando a coleção Ar.voree, que incorpora tecnologia capaz de capturar CO2, reforçando o compromisso com a inovação e a sustentabilidade.

Acesso estratégico à Blue Zone

Além da participação na Casa Vozes do Oceano, o Coletivo Joinville Lixo Zero conquistou credenciamento para a Blue Zone da COP30. Essa área é o coração da conferência, onde as negociações climáticas oficiais ocorrem e líderes mundiais, cientistas e formuladores de políticas se reúnem.

Continua depois da publicidade

O acesso à Blue Zone possibilitará à delegação acompanhar de perto as discussões de alto nível, interagir com líderes globais e levar as demandas e soluções de Joinville diretamente ao centro do debate climático. É uma oportunidade ímpar para o Coletivo não só absorver conhecimento, mas também contribuir ativamente para a formulação de estratégias globais.

— Levar a experiência de Joinville e de Itajaí para a COP30 é a validação de um trabalho coletivo e estratégico. Mostra que o que fazemos aqui tem relevância. Nosso objetivo é inspirar outras cidades a olharem para a sustentabilidade como um motor de desenvolvimento e transformação, e a COP30 é o palco ideal para isso — afirma Taísa Rodrigues, diretora de Comunicação e Projetos do Coletivo Joinville Lixo Zero.

Joinville como hub de informações e inspiração

De Belém, o Coletivo vai atuar como um hub de informações, compartilhando entrevistas e boletins diários sobre sua atuação e a dos demais participantes. A iniciativa visa informar o público sobre os avanços da COP30, e também consolidar a imagem de Joinville como um coletivo referência no âmbito nacional em práticas de Lixo Zero e economia circular. Por meio dessa atuação, o Coletivo pretende que a cidade mais populosa de SC se torne um modelo de inspiração para outras localidades.

— A Voz dos Oceanos sempre acreditou no poder das ações locais para gerar impacto global. Convidar o Coletivo Joinville Lixo Zero para a Casa Vozes do Oceano é reconhecer o trabalho exemplar que eles realizam e a capacidade de inspirar soluções práticas para os desafios climáticos. Estamos ansiosos para ver as contribuições que trarão aos debates em Belém — pontua Alexandre Moreno, diretor de comunicação e relacionamento da Voz dos Oceanos e da Família Schurmann.

Continua depois da publicidade

A participação do Coletivo Joinville Lixo Zero na COP30 reforça a capacidade das iniciativas locais de influenciar agendas globais, mostrando que o caminho para um futuro mais sustentável se constrói por meio de engajamento, inovação e a replicação de boas práticas em todos os níveis, provando que a mudança pode e deve começar em casa, para reverberar no mundo.

Sobre o Coletivo Joinville Lixo Zero

O Coletivo Joinville Lixo Zero é formado por pessoas e instituições voluntárias, com foco na melhoria da gestão de resíduos da cidade e região. Seu propósito é aumentar as taxas de reciclagem e compostagem nos municípios e fomentar a criação de Cidades Lixo Zero, por meio de ações de educação ambiental, conscientização e mobilização da sociedade. Anualmente, o Coletivo organiza a Semana Lixo Zero, a maior mobilização socioambiental do país, impactando mais de 30 mil pessoas só em 2024. Neste ano, a Semana Lixo Zero contou com mais de 120 ações gratuitas, mobilizando mais de 8 mil pessoas em apenas nove dias de evento.