Faltando menos de 35 dias para o Natal, Santa Catarina já está no clima para esse feriado especial. Várias cidades do Estado organizaram eventos com festas, shows, música, apresentações, decorações, e atividades especiais para todas as idades.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Confira um Guia Natalino para você ficar por dentro da programação pelo Estado:

Grande Florianópolis

O Natal Magia 2023 terá atividades na Capital até o dia 22 de dezembro. Além do espetáculo de abertura, Florianópolis terá apresentação do Coral no Palácio Cruz e Souza, chegada do Papai Noel, Natal nos Bairros e desfile de Natal na Beira-Mar Norte. As datas das atrações serão divulgadas posteriormente. 

Natal Magia 2023 de Florianópolis terá espetáculo gratuito nesta terça-feira

Continua depois da publicidade

Além do Natal Magia da cidade, os shoppings da Grande Florianópolis estão recebendo o Papai Noel. O Beiramar Shopping, Floripa Shopping, Vila Romana Shopping, Shopping Itaguaçu, Continente Shopping e MULTI Open Shopping já receberam a visita do Bom velhinho, que está esperando para tirar fotos com todos.

No Continente Shopping, neste sábado (25), e no domingo (26), ocorrem as Oficinas de Natal infantis. O objetivo é estimular a criatividade, habilidades manuais e aproximar o público infantil do clima natalino. O evento será realizado no espaço Mundo Kids, voltado para crianças de 4 a 12 anos e acontece das 14h às 18h. As inscrições podem ser realizadas no local.

Oficina gratuita aproxima crianças do clima natalino

A Rua João Pinto, no Centro de Florianópolis recebe uma edição especial da Feira da Cidade, no dia 25 de novembro, com tema natalino. Será uma tarde mágica com apresentação da Banda do Papai Noel e melodias de música ao vivo. Enquanto as crianças se deliciam com pipoca e algodão doce, os pais podem explorar as produções dos expositores locais.

No sábado, 9 de dezembro, as lojas do Fort Atacadista localizadas nos bairros Campeche, em Florianópolis, Kobrasol, em São José, e Passa Vinte, em Palhoça, entram no espírito natalino com a chegada do Papai Noel. As instalações das três lojas serão transformadas em cenários decorados com árvore de natal, presentes e enfeites natalinos, proporcionando aos clientes, principalmente as crianças, uma experiência única durante as compras de fim de ano.

Continua depois da publicidade

No Passeio da Pedra Branca, em Palhoça, e no Passeio Primavera, mais de 60 atividades gratuitas serão realizadas entre os dias 9 e 17 de dezembro. Teatro, Dança, contação de histórias, oficinas temáticas e shows musicais, incluindo Camerata Florianópolis, Renato Borghetti e Nenhum de Nós integram a programação.

Já a Praça Getúlio Vargas receberá um emocionante Recital de Natal promovido pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) na noite de 11 de dezembro de 2023, a partir das 20 horas, encantando a comunidade local com apresentações natalinas.

Blumenau

A programação do Natal em Blumenau, que ocorre entre os dias 24 de novembro e 7 de janeiro, terá novidades para este ano. Uma das principais será um espetáculo teatral já apresentado em Gramado (RS), rico em cenografia e com dezenas de figurantes, que será apresentado no Setor 4 da Vila Germânica, recém-renomeado como Spaten Platz.

Natal em Blumenau 2023 terá show já apresentado em Gramado e atrações fora da Vila Germânica

Atrações já consagradas do evento, como apresentações culturais, artesanato, show de acendimento de luzes, brinquedos infantis, correio, fábrica e casa do Papai Noel, pista de patinação de gelo, oficina de bolachas, mercado de Natal e passeio de trem, além dos personagens da animação Bóris e Rufus, retornarão em 2023.

Continua depois da publicidade

Para além da Vila Germânica, estão previstos também desfiles na Rua Curt Hering (veja as datas), além de pontos de iluminação na prefeitura, Rua das Palmeiras, Rua XV de Novembro, Rua Curt Hering, Avenida Beira-Rio, Prainha, Secretaria de Cultura, Ponte do Remador e Ponte Adolfo Konder.

Haverá ainda uma projeção mapeada na torre da Igreja Matriz, cantatas de Natal nas janelas da prefeitura e um mercado de Natal na Rosenplatz, a Praça das Rosas, outra novidade para 2023.

Joinville

A tradicional Rua do Papai Noel será aberta de forma oficial nesta sexta-feira (24), a partir das 19h, na Rua Braço do Norte, bairro Atiradores, em Joinville. O local conta com uma decoração natalina que enfeita todos os imóveis da via e faz parte do calendário de fim de ano na cidade.

Tradicional Rua do Papai Noel abre com decoração natalina nesta sexta em Joinville

A decoração do local, principal atrativo, é feita por moradores e comerciantes que têm casa ou estabelecimento fixo na rua. No total, são 28 imóveis. Ponto natalino da cidade, a rua conta com apresentações musicais e a presença do Papai Noel.

Continua depois da publicidade

A pista de patinação no gelo, uma das principais atrações de Natal da cidade está com horários abertos para agendamento. A atividade é gratuita e acontece no ginásio Abel Schulz. Há vagas até o próximo domingo (26). A reserva de horários deve ser feita pelo aplicativo Joinville Fácil, da Prefeitura de Joinville. O app pode ser baixado na loja de aplicativos do celular ou acessado pelo site da iniciativa. Na capa há um ícone indicando o local para fazer o agendamento.

Patinação na pista de gelo começa neste sábado em Joinville; veja como agendar horário

O Natal de Joinville conta ainda com o espetáculo “TORQUE – O Grande Show de Natal”. O show conta com mais de 20 artistas em cena, entre atores, bailarinos e acrobatas, que interpretam cerca de 60 personagens, como heróis, bonecas, robôs e ursos, ao contar a história de uma fábrica de desejos em órbita na Via Láctea.

Pela primeira vez em Joinville, “TORQUE – O Grande Show de Natal”

Pomerode

A partir desta quinta-feira (23), a magia do Natal chega à cultura germânica de Pomerode. Com uma programação que se estende até 23 de dezembro, atrações gratuitas ocorrem de quinta a domingo no Centro Cultural do município e incluem oficinas de bolacha na “Casa da Oma”, shows musicais e o tradicional Desfile de Lanternas pelas ruas da cidade.

Esse desfile está marcado para os dias 3 e 10 de dezembro. Na ocasião, alunos das escolas de Pomerode confeccionam as próprias luzes e percorrem a Rua XV de Novembro até o Centro Cultural, passando pela Pedro Zimmermann e pela Rua Coberta.

Continua depois da publicidade

Ainda em dezembro ocorre, pela primeira vez, o Festival da Canção em Pomerode, evento que contará com participantes de todo o Brasil e irá consagrar os melhores cantores em quatro categorias diferentes, com direito à premiação em dinheiro. A atração está agendada para os dias 14 e 15. Horários não foram divulgados até a publicação deste texto.

Natal em Pomerode 2023 mistura magia das luzes com música e tradição; veja programação

Timbó

Até o dia 31 de dezembro haverá atrativos natalinos em Timbó, como um show nacional com Leonardo, casa do Papai Noel e passeio de trenzinho. A apresentação do famoso cantor sertanejo será a principal atração de Timbó no Natal deste ano. O show ocorrerá no Parque Central, na noite do dia 15 de dezembro, sexta-feira, com entrada gratuita. O horário da apresentação ainda deve ser divulgado.

O “Natal Mais Encantado” ocorre durante os finais de semana. O Parque Central segue sendo o ponto principal da decoração e iluminação natalina. As principais avenidas da cidade também receberão decoração especial com a “Tannenbaumfest”, a Festa dos Pinheiros, feita em parceria com as escolas do município.

Natal em Timbó 2023 terá show de graça com Leonardo; veja programação completa

Continua depois da publicidade

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Pela primeira vez em Joinville, “TORQUE – O Grande Show de Natal”

Natal Magia 2023 de Florianópolis terá espetáculo gratuito nesta terça-feira

Destaques do NSC Total