O Carnaval é uma das festas mais esperadas do ano, e Florianópolis é um dos destinos mais procurados para curtir a folia. A cidade, conhecida por sua beleza natural e hospitalidade, também se destaca pelos animados blocos de rua. São mais de 80 blocos espalhados por 15 bairros. Neste artigo, vamos apresentar os melhores blocos de rua de Florianópolis para você planejar a sua festa.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Bloco dos Sujos
Este é o bloco mais tradicional da cidade, que reúne milhares de pessoas no centro de Florianópolis. Os homens se vestem de mulher e as mulheres se vestem de homem em uma festa cheia de irreverência e alegria. As ruas do Centro Leste costumam ser as mais animadas, especialmente a Avenida Hercílio Luz e as imediações da Catedral Metropolitana.
Este ano, o Bloco dos Sujos sai às 11h de sábado, 1º de março, na Praça Pereira Oliveira e Praça XV de Novembro, Centro de Florianópolis.
Baiacu de Alguém
A história conta que em 1992, quando alguns amigos do Bairro Santo Antônio de Lisboa decidiram montar um bloco, lembraram dos já famosos Berbigão do Boca, da Ilha; e do pernambucano Bacalhau do Batata. Veio a pergunta: o nosso, vai ser baiacu de quem? A resposta veio logo: É o Baiacu de Alguém!
Continua depois da publicidade
Nos primeiros anos, o bloco desfilava no Centro, mas atualmente, sai às ruas do Bairro Santo Antônio de Lisboa, no Norte da Ilha. Sai às 19h da segunda-feira, 3 de março, da Rua Padre Lourenço R. de Andrade, 650, Santo Antônio de Lisboa.
Blocos de rua animam carnaval de Florianópolis
Enterro da Tristeza – Bloco SOS
Mais um bloco que faz a alegria da cidade: o SOS. A agremiação surgiu em 1960 determinada a enterrar a tristeza, e vem completa com caixão, defunto, viúva. Formado por trabalhadores da área da saúde, simboliza a morte das mágoas, das tristezas e das dores de quem no dia a dia trabalha para ajudar a curar pessoas. Acontece na próxima quinta-feira (27), na Avenida Hercílio Luz, esquina com Mauro Ramos, Centro de Florianópolis. Começa às 18h.
Onodi, no Campeche
No dicionário manezês, ô no di! Significa “eu não dei”. Ninguém sabe como a expressão surgiu, mas Onodi é um dos blocos mais concorridos do Carnaval ilhéu. As ruas do Campeche, no sul da Ilha, são tomadas pela irreverência do bloco que sai sempre aos domingos pelas ruas da comunidade. Este ano, o encontro acontece às 17h de domingo, 2 de março, na Rua da Capela, esquina com a Avenida Campeche.
Quero Parar Mas Não Consigo
Este bloco é ideal para quem curte marchinhas tradicionais e não quer dar adeus para o Carnaval. O “Quero Parar, Mas Não Consigo” é o bloquinho que encerra a folia (ou não) em Florianópolis!desfila pelas ruas do bairro Coqueiros, na parte continental da cidade. Sai dia 8 de março.
Continua depois da publicidade
Pauta Que Pariu
O bloco formado nos anos 1990 por profissionais da imprensa se concentra na Escadaria do Rosário. O nome Pauta Que Pariu faz trocadilho com a obrigação de escrever ou falar sobre um assunto que nem sempre agrada o repórter. Marcado para dia 1º de março, ao meio-dia!
Berbigão do Boca
O bloco tradicional festejou sua 33ª edição neste ano e abre oficialmente a folia do Carnaval em Florianópolis. O desfile aconteceu no Largo da Alfândega, Centro de Florianópolis, na sexta-feira (21).
Dicas de segurança
Para aproveitar os melhores blocos de rua de Florianópolis com segurança, algumas dicas são fundamentais:
- Evite levar objetos de valor;
- Mantenha seus pertences sempre à vista;
- Beba água para se manter hidratado;
- Use protetor solar;
- Respeite os outros foliões e não force situações desconfortáveis.
Continua depois da publicidade
Agora que você já conhece os melhores blocos de rua de Florianópolis, é hora de planejar a sua festa. Lembre-se de conferir os horários e locais dos desfiles, escolha a sua fantasia e prepare-se para curtir o Carnaval na capital catarinense com muita alegria e diversão.
Leia também
Ocupação de hotéis nos polos turísticos de SC deve chegar a 95% durante o Carnaval
Carnaval 2025 em Florianópolis: veja datas e horários de blocos, shows nacionais e mais
 
				 
                                     
                            
                            



