Montar a árvore e pendurar guirlandas fazem parte das decorações e tradições do Natal. Mas você sabe por que penduramos guirlandas na nossa porta? Desde a história, significados, simbolismos, tradições e como criar, saiba tudo sobre guirlandas de Natal.
Continua depois da publicidade
Clique para entrar no grupo do WhatsApp

A história das guirlandas de Natal
A palavra “grinalda” ou “guirlanda” é o correspondente em português da palavra inglesa “writhen”, que significa “torcer”, como em volta de um círculo ou roda. Isso porque, a guirlanda corresponde a plantas e flores torcidas em um círculo.
Tradicionalmente, as flores e plantas perenes têm sido usadas para fazer essa decoração. No Hemisfério Norte, como outras folhagens acabam morrendo durante o inverno, vegetações perenes como azevinhos, coníferas, teixos, heras e louros são a melhor opção para utilizar nas guirlandas de Natal.
Além de serem naturalmente duradouras, o uso dessas plantas também simbolizam a perenidade e continuidade da vida. Outro significado associado à esse tipo de coroa de flores é a representação física da roda do ano, reconhecendo um ciclo temporal e que o inverno vai passar — principalmente associado às celebrações no hemisfério norte.
Continua depois da publicidade
Antes mesmo que a guirlanda fossem associadas à fé cristã e ao Natal, a história das flores torcidas em formato de coroa está presente em diversas culturas e têm significados específicos. Por exemplo:
- Coroas de ervas eram usadas para afastar o mal e as doenças;
- Os antigos romanos usavam grinaldas feitas de folhagens ou flores específicas para indicar seu status social;
- Coroas de flores eram frequentemente dadas como presentes para casamentos, nascimentos e para celebrar outros eventos da vida;
- Coroas de alecrim eram frequentemente usadas pelas noivas como símbolos de amor.
Coroa do Advento
Além da guirlanda de Natal, há outra coroa associada à essa celebração religiosa: a coroa do Advento. Este tipo especial de decoração sazonal também é um círculo de folhagens, mas ele é utilizado para decorações de mesa e são acompanhados por velas.
A coroa do Advento é um costume popular em várias denominações cristãs, originário da igreja luterana e adotado pelas igrejas católica, episcopal e anglicana.
Continua depois da publicidade

Cores das velas das coroas
As coroas do Advento geralmente consistem em um círculo de vegetação perene, três velas roxas, uma vela rosa e uma vela branca, que fica ao centro da coroa.
As velas roxas e rosas representam as quatro semanas antes do Natal, chamadas de Advento e a vela branca representa o nascimento de Cristo. Na tradição religiosa, o acender das velas é acompanhado pela leitura de um versículo da Bíblia e uma breve oração.
- A vela roxa simboliza reverência e oração;
- A vela rosa corresponde a alegria;
- A vela branca representa a pureza e o nascimento de Cristo.
Significado e simbolismo das guirlandas de Natal
Cada parte da guirlanda de Natal tem um significado de acordo.
Continua depois da publicidade
O círculo
As guirlandas tradicionais têm a forma de um círculo. Este círculo tem vários significados na tradição cristã:
- A presença eterna da divindade, sem começo e sem fim;
- O ciclo das estações, da primavera ao inverno e, finalmente, à primavera novamente;
- A esperança da vida se renovando;
- A esperança da vida eterna por meio de Cristo;
- O infinito amor;
Cores
As cores tradicionais do Natal, vermelho e verde, também têm significado simbólico. O verde significa a vida e o crescimento. O vermelho representa o sangue que Cristo derramou na cruz.
Materiais na guirlanda
As primeiras guirlandas eram feitas de vários materiais perenes. As folhagens mais duradouras em geral representam continuidade e sobrevivência em tempos difíceis. Cada planta perene usada, no entanto, também tem um significado:
Continua depois da publicidade
- Azevinho: representa a coroa de espinhos que Cristo usou na crucificação;
- Pinheiro e teixo simbolizam a vida eterna;
- Cedro significa cura;
- Louro representa vencer a dor e o sofrimento;
- Pinhas, sementes e nozes representam nascimento e renascimento.
Adicionando alimentos à guirlanda de Natal
Na tradição de celebrar as colheitas na Europa, muitas coroas de flores perenes foram decoradas com nozes e frutas da última safra. Essa tradição era associada à expectativa de boas colheitas. Essa prática também foi passada para às guirlandas de Natal.

Adaptações da guirlanda de Natal no Brasil
As histórias e tradições da guirlanda de Natal está, principalmente, associada às culturas do hemisfério Norte. Assim, as vegetações utilizadas nessa decoração são naturais desses países mais frios. Em países mais quentes, como o Brasil, outras plantas são incluídas na guirlanda. Isso porque, nossa vegetação tropical possibilita uma nova variedade de flores para acrescentar nesta coroa de natalina.
Como criar uma guirlanda de Natal
As guirlandas de Natal hoje em dia podem vir com muitos designs, tamanhos e com uma variedade de folhagens adicionais. Você pode comprar guirlandas feitas de enfeites coloridos, bolas de feltro ou pompons de lã, guirlandas de biscoitos assados e muito mais.
Continua depois da publicidade

Mas caso queira incorporar uma nova tradição de Natal, é possível criar sua própria guirlanda. Para isso, você pode usar galhos ou arame torcido em um círculo. Outra alternativa é comprar uma base de palha, cipó ou videira. Nesta base, adicione decorações.
Feliz Natal!
