nsc
    dc

    publicidade

    Comunicação 

    Hackathon NSC: equipe vencedora aposta no WhatsApp para produção de notícias

    Solução apresentada durante o evento intensifica a relação entre público e redação

    01/12/2019 - 18h50 - Atualizada em: 02/12/2019 - 07h06

    Compartilhe

    Por Ângela Prestes
    hackathon
    O projeto escolhido pelos jurados foi criado pelos participantes Karine Iris Rosa, Fernanda Brecht, Ana Júlia Bittencourt Fogaça, Vinicius Estevam, Edson Burg e Matheus Rodrigues Urbano
    (Foto: )

    O Hackathon NSC, que teve 32 horas de imersão e debates, já tem um vencedor. O grupo hiCom trouxe uma solução que promete unir jornalistas e leitores para aumentar a produtividade e estreitar relações. O projeto escolhido pelos jurados foi criado pelos participantes Karine Iris Rosa, Fernanda Brecht, Ana Júlia Bittencourt Fogaça, Vinicius Estevam, Edson Burg e Matheus Rodrigues Urbano, que levam como prêmio uma viagem para o Rio de Janeiro, onde terão a oportunidade de visitar cases de inovação.

    O grupo vencedor criou uma solução que atende à necessidade de intensificar as interações entre o público e a redação da NSC por meio de uma ferramenta de coleta de dados e informações enviadas por WhatsApp.

    — O intuito é analisar, categorizar e curar as mensagens enviadas pelos usuários, disponibilizando-as aos jornalistas através de uma interface, de maneira que seja facilitado o acesso aos conteúdos de maior frequência e relevância. Assim, as duas pontas são beneficiadas por um processo mais colaborativo e efetivo.

    Para Matheus Rodrigues Urbano, que veio de Curitiba, a experiência foi recompensadora.

    — O que eu mais vou levar do Hackathon é o aprendizado. Conta muito essa experiência ao extremo. É muito recompensador e eu tive uma equipe maravilhosa, que me entendeu. Eu estou muito emocionado e muito feliz de estar aqui.

    Segundo Juliano Cristian, líder de comunidades da AWS, setor de tecnologias da Amazon, que foi mentor durante o evento, as soluções apresentadas possuem um grande potencial.

    — Esse é o meu 22º Hackathon em 2019. A edição da NSC teve um diferencial muito grande porque todo o período que eu vivenciei aqui dentro eu senti um ambiente muito inovador, conectando a parte antiga do jornalismo com o futuro. O evento proporcionou grandes aprendizados para os participantes e nós mentores fomos impactados positivamente com isso, porque gerou uma sinergia maravilhosa de conhecimento e conexão.

    O evento

    O Hackathon aconteceu em Florianópolis e reuniu 39 participantes de várias cidades do Estado com o objetivo de propor nova forma de pensar a comunicação em Santa Catarina. Foram 32 horas de imersão entre sábado (30) e domingo (1º), em uma maratona de desafios, aprendizados, mentoria e inovação.

    O diretor de produto e operações digitais da NSC, Bruno Watté, comenta as vantagens trazidas pelo evento.

    — O Hackaton NSC é uma oportunidade única de abrir as fronteiras da empresa e ter uma contribuição externa e diversificada na solução dos nossos desafios. Isso está 100% alinhado ao conceito de open innovation, que é a grande tendência em inovação.

    Hackathon NSC
    Evento reuniu 39 pessoas em uma imersão de mais de 30 horas em Florianópolis
    (Foto: )

    Baseado na co-criação, em que os participantes são desafiados a buscar soluções para problemas pré-relacionados, o hackathon vem ganhando espaço nas empresas. Com o objetivo de propor uma nova forma de pensar a comunicação do futuro em Santa Catarina, o Hackathon NSC reuniu pessoas criativas que desejam fazer a diferença. Participaram desenvolvedores, designers e empreendedores numa imersão com tecnologias emergentes para resolver desafios atuais do jornalismo.

    O evento foi organizado em parceria com a Shawee, que é referência no segmento. Além disso, segue o Hack Day Manifesto, que garante a propriedade intelectual aos participantes dos projetos desenvolvidos. Veja mais informações no site do Hackathon NSC.

    Leia as últimas notícias do NSC Total

    Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC

    Deixe seu comentário:

    publicidade

    publicidade

    publicidade

    publicidade