nsc
dc

publicidade

Comunicação 

Hackathon NSC: equipe vencedora aposta no WhatsApp para produção de notícias

Solução apresentada durante o evento intensifica a relação entre público e redação

01/12/2019 - 17h50 - Atualizada em: 02/12/2019 - 06h06

Compartilhe

Por Ângela Prestes
hackathon
O projeto escolhido pelos jurados foi criado pelos participantes Karine Iris Rosa, Fernanda Brecht, Ana Júlia Bittencourt Fogaça, Vinicius Estevam, Edson Burg e Matheus Rodrigues Urbano
(Foto: )

O Hackathon NSC, que teve 32 horas de imersão e debates, já tem um vencedor. O grupo hiCom trouxe uma solução que promete unir jornalistas e leitores para aumentar a produtividade e estreitar relações. O projeto escolhido pelos jurados foi criado pelos participantes Karine Iris Rosa, Fernanda Brecht, Ana Júlia Bittencourt Fogaça, Vinicius Estevam, Edson Burg e Matheus Rodrigues Urbano, que levam como prêmio uma viagem para o Rio de Janeiro, onde terão a oportunidade de visitar cases de inovação.

O grupo vencedor criou uma solução que atende à necessidade de intensificar as interações entre o público e a redação da NSC por meio de uma ferramenta de coleta de dados e informações enviadas por WhatsApp.

— O intuito é analisar, categorizar e curar as mensagens enviadas pelos usuários, disponibilizando-as aos jornalistas através de uma interface, de maneira que seja facilitado o acesso aos conteúdos de maior frequência e relevância. Assim, as duas pontas são beneficiadas por um processo mais colaborativo e efetivo.

Para Matheus Rodrigues Urbano, que veio de Curitiba, a experiência foi recompensadora.

— O que eu mais vou levar do Hackathon é o aprendizado. Conta muito essa experiência ao extremo. É muito recompensador e eu tive uma equipe maravilhosa, que me entendeu. Eu estou muito emocionado e muito feliz de estar aqui.

Segundo Juliano Cristian, líder de comunidades da AWS, setor de tecnologias da Amazon, que foi mentor durante o evento, as soluções apresentadas possuem um grande potencial.

— Esse é o meu 22º Hackathon em 2019. A edição da NSC teve um diferencial muito grande porque todo o período que eu vivenciei aqui dentro eu senti um ambiente muito inovador, conectando a parte antiga do jornalismo com o futuro. O evento proporcionou grandes aprendizados para os participantes e nós mentores fomos impactados positivamente com isso, porque gerou uma sinergia maravilhosa de conhecimento e conexão.

O evento

O Hackathon aconteceu em Florianópolis e reuniu 39 participantes de várias cidades do Estado com o objetivo de propor nova forma de pensar a comunicação em Santa Catarina. Foram 32 horas de imersão entre sábado (30) e domingo (1º), em uma maratona de desafios, aprendizados, mentoria e inovação.

O diretor de produto e operações digitais da NSC, Bruno Watté, comenta as vantagens trazidas pelo evento.

— O Hackaton NSC é uma oportunidade única de abrir as fronteiras da empresa e ter uma contribuição externa e diversificada na solução dos nossos desafios. Isso está 100% alinhado ao conceito de open innovation, que é a grande tendência em inovação.

Hackathon NSC
Evento reuniu 39 pessoas em uma imersão de mais de 30 horas em Florianópolis
(Foto: )

Baseado na co-criação, em que os participantes são desafiados a buscar soluções para problemas pré-relacionados, o hackathon vem ganhando espaço nas empresas. Com o objetivo de propor uma nova forma de pensar a comunicação do futuro em Santa Catarina, o Hackathon NSC reuniu pessoas criativas que desejam fazer a diferença. Participaram desenvolvedores, designers e empreendedores numa imersão com tecnologias emergentes para resolver desafios atuais do jornalismo.

O evento foi organizado em parceria com a Shawee, que é referência no segmento. Além disso, segue o Hack Day Manifesto, que garante a propriedade intelectual aos participantes dos projetos desenvolvidos. Veja mais informações no site do Hackathon NSC.

Leia as últimas notícias do NSC Total

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Cotidiano

publicidade

Colunistas

    publicidade

    publicidade

    publicidade