A Globo já exibiu diversas novelas icônicas, desde Caminho das Índias, que mostou a cultura indiana, até Meu Pedacinho de Chão, que teletransportou a audiência para outro mundo. No entanto, o que muita gente pode não se lembrar é que a emissora também já produziu novelas ao estilo Crepúsculo, sobre vampiros.

Continua depois da publicidade

Um fato curioso é que as duas novelas sobre vampiros — Vamp e O Beijo do Vampiro —, exibidas na TV Globo, foram escritas pelo mesmo autor, Antônio Calmon. O autor manauense completou 80 anos no dia 29 de outubro.

Conheça as novelas sobre vampiros da Globo

Vamp

A novela Vamp foi uma trama cômica sobre uma roqueira que é mordida por um vampiro e se transforma na noiva dele. O folhetim foi exibido no horário das sete e se tornou um grande sucesso. A trama acompanha a roqueira Natasha (Cláudia Ohana) que se apaixona pelo vampiro “príncipe” Boris (Ney Latorraca).

Vamp inovou com sequências no formato de videoclipe e a transformação da última cena de cada capítulo em histórias em quadrinhos. Muita música, efeitos especiais, tramas emocionantes, um núcleo jovem muito carismático e grandes personagens fizeram a novela cair no gosto dos telespectadores.

Continua depois da publicidade

O sucesso foi tanto entre o público infanto-juvenil que chegou a ser reapresentada em janeiro de 1993, às 16h55min, na programação de férias da Rede Globo.

O Beijo do Vampiro

O Beijo do Vampiro abordou a história de vampiros em um contexto mais moderno e com elementos de comédia. A novela foi exibida na faixa das sete. A história gira em torno de Lívia (Flávia Alessandra), uma garota que se apaixona por Beto (Thiago Lacerda) e se envolve em um triângulo amoroso com o vampiro Boris (Tarcísio Meira).

Uma curiosidade sobre a novela é que Claudia Raia estava grávida de dois meses quando começou a gravar as cenas da novela. Antonio Calmon, então, resolveu engravidar a personagem de Raia, Mina. Nas cenas, Pandora (Juliana Lohmann), o bebê da vampira, fala com a mãe de dentro da barriga dela.

Continua depois da publicidade

Para escrever a novela, Antonio Calmon buscou inspiração no clássico Drácula, de Bram Stoker (1992), de Francis Ford Coppola – que mostra a espera do Conde Drácula pela reencarnação de sua amada –, e no filme O Baile dos Vampiros (1967), comédia de terror dirigida por Roman Polanski.

*Sob supervisão de Pablo Brito

Continue lendo por aqui: Revista que foi febre nos anos 80 volta as bancas para a alegria dos fãs e Nasce o primeiro filho de Chris Evans, o Capitão América, e da atriz luso-brasileira Alba Baptista.