Um helicóptero com oito pessoas a bordo fez um pouso de emergência nesta sexta-feira (2), no mar de Cabo Frio, no litoral do Rio de Janeiro. Os ocupantes precisaram ser resgatados em uma operação de busca e salvamento por uma aeronave da Marinha do Brasil. A corporação confirmou que não houve feridos.

Continua depois da publicidade

Em nota divulgada na tarde desta sexta, a Marinha confirmou que o acidente envolvia aeronave que operava serviço de táxi aéreo. O acidente ocorreu a cerca de 65 quilômetros ao sul de Cabo Frio.
Ainda conforme a Marinha, o resgate foi feito com uma aeronave de Serviço da Esquadra, a UH-15, e um Navio-Patrulha Oceânico APA.

Conforme informações da plataforma de monitoramento de voos FlightAware, o voo decolou às 10h40min desta sexta-feira e tinha aterrissagem prevista para 10h58min.

Segundo informações do portal g1, a aeronave transportava funcionários da Petrobras e o piloto, o copiloto e os seis passageiros usaram botes para se salvar. A aeronave teria sido retirada do local do acidente e levada a uma base aérea e naval.

FAB vai investigar o caso

A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou à reportagem em nota que foi acionada para fazer uma ação inicial de ocorrência envolvendo o helicóptero, registrado com a matrícula PR-OFB. O serviço foi iniciado por investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que é quem apura as causas e circunstâncias de acidentes aéreos no país. O relatório final deve apontar as razões do pouso de emergência feito pela aeronave nesta sexta.

Continua depois da publicidade

Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil, o helicóptero envolvido no pouso de emergência é um Airbus H160-B, fabricado em 2024. Ele tinha autorização para serviço de táxi aéreo e possui capacidade para 12 passageiros.

A empresa responsável pelo helicóptero, a Omni Táxi Aéreo, divulgou nota confirmando o acidente e afirmando que os ocupantes passam por exames de saúde e que recebem apoio por parte da companhia. Confira abaixo a nota da empresa.

A Petrobras confirmou que a aeronave fazia o transporte para uma embarcação de uma empresa que executa a instalação de sistemas submarinos para a Petrobras no campo de Búzios. A Marinha, então, foi acionada e resgatou os ocupantes.

Veja nota da empresa que opera o helicóptero

A Omni Táxi Aéreo confirma que uma de suas aeronaves (Airbus H-160), que partiu do Aeroporto de Cabo Frio, realizou um pouso na água aproximadamente às 11h00 (horário local) de hoje (02). Todos os ocupantes evacuaram a aeronave utilizando os equipamentos de salvatagem de bordo e, após o acionamento imediato das equipes de emergência e órgãos competentes, a companhia informa que todos foram resgatados com sucesso e encontram-se em segurança. No momento, passageiros e tripulantes passam por avaliações médicas preventivas de rotina para que sejam liberados em breve. A segurança e o bem-estar de todos a bordo permanecem como nossa prioridade máxima. A Omni continua prestando suporte integral aos envolvidos e segue coordenando as ações estreitamente com as autoridades para que as circunstâncias da ocorrência sejam esclarecidas. Novas atualizações serão fornecidas assim que informações confirmadas estiverem disponíveis.

Continua depois da publicidade

Veja a íntegra da nota da Marinha

A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN), informa que, no dia de hoje (2), tomou conhecimento sobre acidente envolvendo aeronave de táxi aéreo cerca de 40 milhas ao sul de Cabo Frio.

Prontamente, foi ativada a operação de Busca e Salvamento (SAR), com o acionamento de uma a
Aeronave de Serviço da Esquadra, a UH-15 e de um Navio-Patrulha Oceânico APA. As oito pessoas que se encontravam a bordo da aeronave sinistrada foram resgatadas com sucesso pela aeronave de serviço UH-15, não havendo registro de feridos.

A Marinha do Brasil incentiva e considera fundamental a participação da sociedade por meio do encaminhamento de informações , que podem ser realizadas pelos telefones 185 (emergências marítimas e fluviais), (21) 2104-6119 e (21) 97515-7895 (Comando do 1º Distrito Naval, para outros assuntos, inclusive denúncias) .

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO COMANDO DO 1º DISTRITO NAVAL