A operação de resgate que salvou oito ocupantes do helicóptero que fez um pouso de emergência no mar na região de Cabo Frio, no Litoral do Rio de Janeiro, envolveu uma aeronave da Marinha do Brasil e botes infláveis que ajudaram os passageiros e tripulantes a aguardar pelo socorro.

Continua depois da publicidade

Imagens e informações divulgadas pela Marinha mostram o helicóptero que fez o pouso forçado parado sobre o mar, e os ocupantes da aeronave em botes infláveis a poucos metros da aeronave. O helicóptero fazia táxi aéreo de trabalhadores de uma empresa contratada pela Petrobras até uma embarcação que trabalha na instalação de sistemas submarinos para a extração de petróleo no campo de Búzios.

A empresa Omni Táxi Aéreo, responsável pelo helicóptero, informou em nota que “todos os ocupantes evacuaram a aeronave utilizando os equipamentos de salvatagem de bordo” e que, após o acionamento das equipes de emergência e órgãos competentes, “todos foram resgatados com sucesso e encontram-se em segurança”.

Veja fotos do resgate após pouso de helicóptero no mar

Passageiros e tripulantes foram levados a uma base aérea e, posteriormente, a um hospital para passarem por avaliações médicas preventivas (confira a íntegra da nota ao final da reportagem).

Continua depois da publicidade

O helicóptero fez o pouso de emergência no mar a cerca de 60 quilômetros de Cabo Frio, por volta das 11h desta sexta-feira (2). A aeronave é do modelo Airbus H160. No site da fabricante, a empresa descreve a aeronave possui, entre outros recursos, um “sistema de flutuação de emergência” certificado para determinadas condições de mar. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave foi fabricada em 2024, tinha capacidade para 12 passageiros e possuía autorização para fazer táxi aéreo.

A aeronave havia sido contratada pela empresa Technip FM, uma companhia contratada pela Petrobras para a instalação de sistemas submarinos na região, e transportava seis funcionários para uma embarcação da empresa que atua na implementação do sistema a ser entregue à Petrobras. Os outros dois ocupantes eram piloto e copiloto. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados, assim como as causas do pouso de emergência no mar. O caso será investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Veja vídeos do resgate

Confira notas das empresas envolvidas

Veja nota da empresa que opera o helicóptero

A Omni Táxi Aéreo confirma que uma de suas aeronaves (Airbus H-160), que partiu do Aeroporto de Cabo Frio, realizou um pouso na água aproximadamente às 11h00 (horário local) de hoje (02). Todos os ocupantes evacuaram a aeronave utilizando os equipamentos de salvatagem de bordo e, após o acionamento imediato das equipes de emergência e órgãos competentes, a companhia informa que todos foram resgatados com sucesso e encontram-se em segurança. No momento, passageiros e tripulantes passam por avaliações médicas preventivas de rotina para que sejam liberados em breve. A segurança e o bem-estar de todos a bordo permanecem como nossa prioridade máxima. A Omni continua prestando suporte integral aos envolvidos e segue coordenando as ações estreitamente com as autoridades para que as circunstâncias da ocorrência sejam esclarecidas. Novas atualizações serão fornecidas assim que informações confirmadas estiverem disponíveis.

Veja nota da Petrobras

A Petrobras informa que está prestando toda a assistência necessária em relação ao pouso forçado ocorrido com o helicóptero da empresa Omni, na manhã desta sexta-feira (02). A aeronave, contratada pela Technip FMC, fazia o transporte para uma embarcação da mesma empresa, que executa a instalação de sistemas submarinos para a Petrobras no campo de Búzios. A Marinha foi acionada e coordenou o resgate da tripulação. A Petrobras está acompanhando a emergência e à disposição para as ações necessárias.

Continua depois da publicidade

Veja nota da Technip FMC

Na manhã desta sexta-feira, 2 de janeiro, um helicóptero operado pela OMNI e subcontratado
para transportar seis colaboradores da TechnipFMC de Cabo Frio, Rio de Janeiro, para uma
operação em uma embarcação, fez um pouso de emergência no mar. Todos os seis
colaboradores foram resgatados e estão em segurança, sem relatos de ferimentos graves.

Veja nota da Marinha

A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN), informa que, no dia de hoje (2), tomou conhecimento sobre acidente envolvendo aeronave de táxi aéreo cerca de 40 milhas ao sul de Cabo Frio.

Prontamente, foi ativada a operação de Busca e Salvamento (SAR), com o acionamento de uma a
Aeronave de Serviço da Esquadra, a UH-15 e de um Navio-Patrulha Oceânico APA. As oito pessoas que se encontravam a bordo da aeronave sinistrada foram resgatadas com sucesso pela aeronave de serviço UH-15, não havendo registro de feridos.

A Marinha do Brasil incentiva e considera fundamental a participação da sociedade por meio do encaminhamento de informações , que podem ser realizadas pelos telefones 185 (emergências marítimas e fluviais), (21) 2104-6119 e (21) 97515-7895 (Comando do 1º Distrito Naval, para outros assuntos, inclusive denúncias) .

Continua depois da publicidade

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO COMANDO DO 1º DISTRITO NAVAL