O ex-presidente Jair Bolsonaro foi diagnosticado, nesta segunda-feira (15), com duas hérnias inguinais, após um exame feito dentro da Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, segundo a defesa do político. Diante do quadro de saúde, os advogados pediram autorização ao Supremo Tribunal Federal para que um procedimento cirúrgico urgente seja realizado.
Continua depois da publicidade
De acordo com o Ministério da Saúde, a hérnia inguinal também é chamada de hérnia na virilha, justamente por serem comuns na zona em que fica a junção entre a coxa e a parte inferior do abdômen.
Considerada comum, esse tipo de hérnia surge quando uma porção do intestino ou de tecido adiposo se projeta por uma fraqueza na parede abdominal, provocando dor e incômodo. Em homens, a hérnia inguinal pode se estender até os testículos, provocando a chamada hérnia inguinoescrotal.
A hérnia não é causada por atividade física intensa, mas por uma fraqueza que já existia na parede abdominal. Tosse crônica ou obesidade podem agravar o problema.
Os 10 passos que levaram à prisão de Bolsonaro
Continua depois da publicidade
O que o exame de Bolsonaro identificou?
De acordo com uma nota da defesa, os exames de Bolsonaro identificaram duas hérnias inguinais. Segundo os advogados, as crises de soluço frequentes do ex-presidente intensificaram a dor e o desconforto na região inguinal.
“[Os soluços] provocam aumento da pressão abdominal, elevando significativamente o risco de encarceramento ou estrangulamento intestinal – hipóteses que, se concretizadas, demandariam cirurgia de emergência, com riscos exponencialmente maiores”, disse, em nota.
Qual é o tratamento?
Para o tratamento da hérnia inguinal, a cirurgia é o único tratamento definitivo, de acordo com órgãos relacionados à área da saúde. Segundo a defesa do ex-presidente, os médicos dele recomendarem que Bolsonaro seja submetido a um procedimento cirúrgico.
Dessa forma, a defesa fez um novo pedido para que seja realizada um “procedimento cirúrgico de herniorrafia inguinal bilateral” de forma urgente, “em regime de internação hospitalar, sob anestesia geral, com tempo estimado de permanência entre cinco e sete dias”.
Continua depois da publicidade
Quais são os sintomas?
Os sintomas da hérnia inguinal incluem dor ou ardor na virilha, incômodo ao tossir ou pegar peso e sensação de peso na região, que nos homens pode descer para o escroto.
Por que Bolsonaro foi preso?
Bolsonaro cumpre pena na sede da Polícia Federal em Brasília desde o dia 25 de novembro. A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal o condenou pela tentativa de golpe de Estado no país, sendo ele o líder da organização criminosa que teria tentado executar o golpe.
Anteriormente, Bolsonaro estava detido em prisão domiciliar, desde 4 de agosto. Ele teve a prisão domiciliar convertida em preventiva após tentar danificar a tornozeleira eletrônica que usava com um ferro de solda, o que foi entendido por Moraes como um indício de tentativa de fuga.









