A hidrolipo, também chamada de lipoaspiração tumescente, é uma versão mais “leve” da lipoaspiração tradicional. Ela promete remover gordura localizada sem a necessidade de anestesia geral. Porém, o procedimento também possui riscos e deve ser realizado apenas por clínicas e profissionais autorizados.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Saiba mais sobre a hidrolipo

Continua depois da publicidade

Como funciona a hidrolipo?

O médico injeta uma solução com anestésicos e outras substâncias na área desejada, que facilita a aspiração da gordura por uma cânula fina — tubo de plástico, metal ou borracha. É muito procurada por quem quer resultados rápidos em áreas pequenas, como barriga, flancos ou braços. Com citamos anteriormente, mesmo sendo “menos invasiva”, a hidrolipo não é isenta de riscos.

Complicações como infecções, hematomas, irregularidades na pele e até trombose podem acontecer, principalmente se o procedimento não for feito por um especialista em um local com a estrutura certa. Recentemente, casos graves e até mortes chamaram a atenção para a prática em clínicas de estética sem regulamentação adequada.

Qual a diferença entre hidrolipo e lipoaspiração tradicional?

A principal diferença está no nível do quanto ela é invasiva e no tipo de anestesia. Enquanto a lipoaspiração convencional exige anestesia geral e é indicada para retirar grandes volumes de gordura, a hidrolipo usa anestesia local e foca em áreas menores. Ainda assim, os dois procedimentos têm algo em comum: devem ser feitos por cirurgiões plásticos qualificados, sempre em ambientes com suporte hospitalar.

Continua depois da publicidade

É seguro fazer hidrolipo?

A segurança depende de vários fatores, como a qualificação do profissional e o local onde será realizada. Clínicas que não possuem estrutura cirúrgica adequada aumentam muito os riscos. Além disso, é fundamental passar por uma avaliação médica completa antes de decidir pelo procedimento. Não é só sobre estética; é sobre saúde.

Para quem pensa em fazer uma hidrolipo, o recado é claro: pesquise bem, procure profissionais registrados na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e fuja de promessas milagrosas feitas em locais sem regulamentação. A saúde sempre deve estar em primeiro lugar.

Leia também

O que é a lipoaspiração “Ugraft”

Entenda como é o procedimento para reverter a harmonização facial

Por que o PMMA não é recomendado para procedimentos estéticos?

Destaques do NSC Total