Uma matéria no Fantástico, no quadro do Dr. Drauzio Varella deste domingo (31), falou sobre os perigos da hipervitaminose. O alerta do médico chega em um momento em que basta passar um pequeno tempo nas redes sociais, para ver algum conteúdo falando sobre a importância das vitaminas.

Continua depois da publicidade

Mesmo estando na moda, as vitaminas são essenciais para todas as funções do organismo, segundo Drauzio Varella. O problema é que quando consumidas em excesso, acabam sendo prejudiciais e causando uma toxicidade silenciosa, chamada hipervitaminose.

O médico gastro-hepatologista Raymundo Paraná, pesquisador da Universidade Federal da Bahia (UFBA), disse na reportagem que hipervitaminose é uma condição que o organismo recebe uma quantidade de vitaminas acima da sua necessidade e isso pode gerar lesões em órgãos e sistemas.

Os sintomas da hipervitaminose variam conforme a vitamina em excesso, mas alguns sintomas comuns incluem náuseas, vômitos, diarreia, dores de cabeça, fadiga, fraqueza, alterações na pele, dores musculares e articulares, além de problemas nos órgãos como fígado, rins e sistema nervoso.

Continua depois da publicidade

Sintomas gerais da hipervitaminose

Os sintomas da hipervitaminose variam conforme o tipo de vitamina em excesso. Mas na maioria das vezes pode causar náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal.

Além disso, a pessoa nessa condição tem dores de cabeça, fraqueza, fadiga e pode ter alterações na pele como ressecamento, erupções ou descamação. Entre os sintomas também são descritos os problemas urinários e dores musculares e articulares.

Sintomas específicos por vitamina

  • Vitamina A: visão turva, danos no fígado, ressecamento da pele com rachaduras, queda de cabelo, dor nas articulações
  • Vitamina D: fraqueza muscular, náuseas, sede e micção excessiva, confusão, problemas renais devido à hipercalcemia, calcificações nos tecidos moles
  • Vitamina B6: danos aos nervos periféricos, causando formigamento, dormência e fraqueza muscular
  • Vitamina B12: erupções cutâneas, dor de cabeça, fadiga, náuseas e diarreia
  • Vitamina C: efeito laxante, distúrbios gastrointestinais como diarreia

Continua depois da publicidade

Riscos da hipervitaminose

Os maiores riscos da hipervitaminose é o dano que pode ser causado aos órgãos, principalmente no fígado, rins e coração. Pode também causar distúrbios metabólicos como hipercalcemia e hipoglicemia. Há ainda a possibilidade de causar problemas neurológicos e no sistema imune da pessoa.

O que é bursite trocantérica bilateral, diagnóstico de Carlinhos de Jesus